Universidade que teve Che Guevara e destaque com prêmios Nobel entre alunos

Instituição com mais de 200 anos oferece ensino superior gratuito e sem vestibular, inclusive para estrangeiros

Por Leonardo Zvarick - editada por Mariana Collini

10 de junho de 2024

Fundada em 1821, a Universidad de Buenos Aires (UBA) é a principal instituição de ensino superior da Argentina. O prestígio acadêmico e profissional foi reconhecido pelo último ranking internacional da consultoria britânica Quacquarelli Symonds, que a colocou no topo entre as universidades da América Latina, desbancando a USP, e na 71ª colocação global.

O atual modelo, que oferece ensino superior gratuito e sem provas de admissão, foi instituído em 1983, com o fim da ditadura militar e retorno do país à democracia. Atualmente, a UBA conta com mais de 330 mil alunos e cerca de 23 mil professores.

A instituição é composta por 13 faculdades que oferecem cerca de 110 cursos de graduação e de nível técnico. As formações mais procuradas por novos alunos estão relacionadas às áreas de ciência, tecnologia, engenharia e saúde. Segundo a instituição, as 10 carreiras mais buscadas em 2024 foram:

Bacharelado em Análise de Sistemas
Engenharia Informática
Engenharia Eletrônica
Engenharia Elétrica
Engenharia Mecânica
Engenharia Química
Engenharia de Petróleo
Bacharelado em Ciência da Computação
Bacharelado em Ciências Geológicas
Licenciatura em Enfermagem

Há ainda ampla oferta de cursos de pós-graduação, incluindo especializações, mestrado, doutorado e programas de pós-doutorado em diferentes campos.

O ingresso na UBA é gratuito e irrestrito, inclusive para estudantes estrangeiros. As únicas exigências são o certificado de ensino médio e uma prova para atestar o domínio em espanhol, não havendo vestibular nem mensalidade.

O principal modelo de entrada na universidade é o Ciclo Básico Comum (CBC), programa introdutório composto por seis disciplinas: duas de acordo com a orientação, duas específicas da carreira e duas comuns. A inscrição pode ser feita duas vezes por ano.

O CBC pode ser cursado de forma presencial ou remota, pelo programa UBA XXI, e tem duração de um ano. Os alunos aprovados nas disciplinas são habilitados a prosseguir com o curso escolhido.

Nos mais de 200 anos de história, passaram pelas salas de aula da UBA, como professores ou estudantes, cinco ganhadores do Prêmio Nobel: Carlos Saavedra Lamas, que ganhou o prêmio da Paz (1936); Bernardo Houssay, de Fisiologia e Medicina (1947); Luis Federico Leloir, de Química (1970); Adolfo Pérez Esquivel, da Paz (1980); César Milstein, de Fisiologia e Medicina (1984).

Outras personalidades de importância histórica também passaram pela instituição, como o revolucionário Ernesto “Che” Guevara, formado em Medicina em 1953, e o escritor Jorge Luis Borges, que por mais de uma década foi professor de Literatura Inglesa na UBA.

Universidade que teve Che Guevara e destaque com prêmios Nobel entre alunos

Foto: Macarena F/Adobe Stock

Leia também

Mais Matérias

Anuncie e coloque sua universidade em evidência

publicacoes@estadao.com

Edições anteriores

Confira o conteúdo impresso:

2020 | 2021 | 2022 | 2023