
Inep estende prazo de inscrição no Enem até 13 de junho
Decisão dá mais tempo para estudantes garantirem participação no exame nacional, principal porta de entrada para o ensino superior
Prazo vai de 26 de maio até 6 de junho; provas serão nos dias 9 e 16 de novembro
Por Isabela Moya – editada por Mariana Collini
Os candidatos que desejam fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 terão de 26 de maio a 6 de junho para realizarem as inscrições. As provas objetivas e de redação serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. As datas foram anunciadas pelo Ministério da Educação (MEC) na última sexta-feira, 9.
O edital que regulamentará a seleção, constando detalhes como o valor da taxa de inscrição, será publicado em breve, segundo a pasta. O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do exame foi encerrado no último dia 2 de maio.
O Enem é a principal porta de entrada para as instituições de ensino superior no País. A prova avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e serve como vestibular para universidades federais, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), além de instituições de ensino privadas, através do Programa Universidade para Todos (Prouni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados do exame também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que têm convênio com o Brasil.
Enem 2025 tem datas de inscrições definidas
Foto: Pedro Kirilos
Decisão dá mais tempo para estudantes garantirem participação no exame nacional, principal porta de entrada para o ensino superior
Ministério estuda inovação tecnológica para aprimorar processo de avaliação do exame nacional
Posição reflete a qualidade acadêmica e pesquisa da instituição no cenário internacional