Destaques

Os destaques entre as Instituições Privadas

Foram apenas 52 graduações com 5 estrelas entre as instituições privadas no Guia da Faculdade em 2020. Um número muito próximo do alcançado no ano passado – 50 cursos

Atendendo cerca de 75% de todos os alunos do ensino superior no País, as instituições privadas tiveram um papel fundamental na ampliação do acesso a esse nível de ensino nas últimas décadas. O desafio do setor continua sendo acelerar a melhoria da qualidade dos cursos oferecidos para a maior parte dos universitários brasileiros.

Apenas 13% das graduações que atingiram o conceito máximo de 5 estrelas no Guia da Faculdade este ano são oferecidas em instituições privadas. As pontifícias universidades católicas (PUCs) foram as que mais se destacaram nesse critério, com seis instituições entre as dez com mais cursos 5 estrelas. Duas escolas da FGV (RJ e SP), o Mackenzie (SP) e a Unisinos (RS) completam a lista do melhor desempenho em números absolutos.

Em termos porcentuais, em relação ao total de cursos avaliados, chama a atenção o bom desempenho de instituições especializadas na área de Administração e Negócios, como FGV (RJ e SP), Insper (SP) e Fecap (SP).

 

As instituições com mais cursos 5 estrelas

Instituição

Estado

Nº de cursos com 5 estrelas

PUC Minas MG 6
PUC-Rio RJ 4
FGV

PUC-Campinas

PUCPR

PUCRS

RJ

SP

PR

RS

3

 

 

FGV Eaesp

Mackenzie

PUC-SP

Unisinos

SP

SP

SP

RS

2

 

 

As instituições com maior porcentual de cursos com 5 estrelas*

Duas instituições que tiveram apenas um curso avaliado cada uma conseguiram chegar aos 100% em graduações com 5 estrelas: em São Paulo, a FGV EESP (Ciências Econômicas), e, no Rio Grande do Sul, a FMP (Direito)

Instituição

Estado

% de cursos com 5 estrelas

Nº de cursos avaliados

FGV-Eaesp SP 100% 2
FGV RJ 60% 5
Faculdades EST RS 33% 3
Inatel MG 25% 4
ESPM Sul

Insper

RS

SP

20% 5
Fecap SP 14% 7
Imed RS 13% 8
PUC-Rio RJ 10% 40
PUC Minas MG 7% 82
PUC-SP SP 7% 30

 

* Entre as instituições com um mínimo de dois cursos avaliados

Edições passadas

Veja edição 2019