Cursos brasileiros no top 50 em ranking mundial

USP, Unicamp, Unesp e UFRJ são citadas em lista, com destaque para Odontologia e Engenharia de Petróleo

Por Giovanna Castro - editada por Mariana Collini

17 de março de 2025

O Brasil aparece 12 vezes na nova edição do “QS World University Rankings”, que elege as melhores universidades do mundo. A lista foi divulgada nesta quarta-feira, 12, e as universidades brasileiras ocuparam posições no ranking de melhores instituições por curso – em dois deles, teve mais de uma representante: Odontologia e Engenharia de Petróleo.

A Universidade de São Paulo (USP) foi a mais citada. Em Odontologia, ganharam destaque também a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Estadual Paulista (Unesp). Já em Engenharia do Petróleo, além da USP, foi citada a Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ).

Confira as colocações:

Curso de Odontologia
Universidade de São Paulo (USP): 13º lugar;
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp): 26º lugar;
Universidade Estadual Paulista (Unesp): 39º lugar.

Engenharia de Petróleo
Universidade de São Paulo (USP): 9º lugar;
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ): 40º lugar.

Outros cursos, em que a USP foi a única colocada
Antropologia: 25º lugar;
Arqueologia: 43º lugar;
História da Arte: entre 21º e 50º lugar;
Engenharia Mineral: 33º lugar;
Política: 50º lugar;
Educação Física: 39º lugar;
Enfermagem: 47º lugar.

De acordo com a QS World University Rankings, foram analisados 21 mil programas acadêmicos de mais de 1.700 universidades, em cem países. Os critérios envolvem reputação e produtividade acadêmica, citações em pesquisas, reputação entre empresas empregadoras e diálogo com instituições internacionais.

A Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, liderou o ranking de cursos em todas as áreas de conhecimento – Ciências Sociais e Gestão, Ciências Naturais, Ciências da Vida e Medicina e Artes e Humanidades -, com exceção da área de Tecnologia e Engenharia, liderada pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).

“Países do leste asiático como Coreia do Sul, China continental e Hong Kong viram melhorias notáveis de suas universidades, enquanto também houve um crescimento notável no número de instituições classificadas da Ásia Ocidental e da região Árabe”, diz a QS. Na América Latina, o Brasil lidera em número de citações.

No ranking de melhores universidades em termos gerais, principal categoria da seleção, o MIT ficou em primeiro lugar, com reputação acadêmica nota 100. Em segundo, terceiro, quarto e quinto lugar ficaram Imperial College London (Reino Unido), Universidade de Oxford (Reino Unido), Harvard (EUA) e Universidade de Cambridge (Reino Unido), respectivamente.

Cursos brasileiros no top 50 em ranking mundial

Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Leia também

Mais Matérias
Guia da Faculdade

Acesse todo o conteúdo da edição impressa Guia da Faculdade 2024

Baixe o PDF

Veja as edições anteriores

2020 | 2021 | 2022 | 2023