Conselho de Educação estabelece novos padrões para médicos formados no exterior
Validação simplificada do diploma deixará de existir e profissionais terão de fazer a prova Revalida; mudança ainda precisa ser homologada pelo MEC
Para atender novo perfil de alunos de Medicina, instituições do grupo investem em tecnologias e parcerias internacionais
Por Cruzeiro do Sul Educacional e Estadão Blue Studio
A medicina é a profissão mais prestigiada do Brasil, segundo a 14ª edição da pesquisa Observatório Febraban feita pelo Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas (Ipespe). Na pesquisa, a área ficou com 89%, a frente da engenharia, posicionada em 2º lugar com 84%.
Manter essa percepção por parte da sociedade exige uma formação superior voltada às diferentes competências e habilidades requeridas para atuar nesta área. A Cruzeiro do Sul Educacional (CSED) entende do assunto. Com quase seis décadas de existência, o grupo prepara os futuros médicos em seis instituições localizadas nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste do País.
Os cursos de Medicina, classificados com conceitos de excelência — entre 4 e 5, sendo 5 a nota máxima — pelo Ministério da Educação (MEC) e no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), são ofertados na Unicid (São Paulo – SP), no Ceunsp (Itu – SP), na Unifran (Franca – SP), no Unipê (João Pessoa – PB), na Universidade Positivo – UP (Curitiba – PR) e na Fapi (Pinhais – PR).
“A questão geográfica é importante. Temos graduação em Medicina em locais com grandes conglomerados de hospitais. Estabelecemos convênios com unidades de saúde relevantes para os alunos estarem sempre próximos de novas tecnologias, pacientes reais e realidades distintas na atuação profissional, seja nos prontos-socorros ou em consultórios, nos mais diferentes cenários de práticas”, afirma André Raeli, vice-presidente de Saúde da CSED.
Raeli pontua que os cursos de Medicina da CSED seguem as novas políticas e diretrizes para formação na área, assim como acompanha o que preconizam as sociedades médicas nas mais diversas especialidades, e se alinha ao que existe de mais atual no mundo do trabalho, incorporando as inovações e tendências à sala de aula. Exemplo disso é o uso das mais atuais metodologias ativas de ensino.
Outro ponto é a forte união entre teoria e prática, conhecimento e habilidades: desde o primeiro semestre, os estudantes de todas as instituições conhecem o Sistema Único de Saúde (SUS), sua rede de atenção à saúde, a realidade de onde as pessoas moram (estudo do território), o estilo de vida delas e os processos de saúde-doença.
Ao mesmo tempo, as graduações da CSED também acompanham as necessidades das novas tecnologias, inclusive fazendo reflexões sobre o uso delas, como a inteligência artificial (IA).
Aluno no centro da formação
A tecnologia e esses novos formatos de ensinar ajudam a colocar os alunos de Medicina como protagonistas da sua formação. Em termos de infraestrutura, os cursos contam com equipamentos e laboratórios de última geração: a Unicid, por exemplo, conta com um Hospital Simulado, equipado com robôs hiper-realistas, que proporcionam um ambiente de aprendizagem imersivo e tecnologicamente avançado. Já na UP, os estudantes contam com o Centro de Treinamento Cirúrgico, além de mais de 30 ambientes de atividades práticas.
Para acompanhar as necessidades das novas gerações que buscam essa área de formação, as unidades de São Paulo (SP) e de João Pessoa (PB) passaram por total modernização de laboratórios, mobiliários, espaços de convivência, sala atlética e diretório acadêmico.
Aliadas da estrutura física indispensável para o curso, as metodologias ativas de ensino são significativas. A chamada sala de aula invertida é um recurso no qual há uma mudança na forma tradicional do ensino: o conteúdo é estudado em casa, e depois, em sala, os alunos realizam atividades, debatem o tema e tiram dúvidas.
Outro exemplo: atores se passam por pacientes e podem simular de um infarto a um surto psicótico. Com a situação instalada, cabe aos futuros profissionais avaliarem o “paciente” e como proceder diante do quadro apresentado. “Essa metodologia ativa impede a postura passiva do aluno e contribui para que o professor seja um grande facilitador no processo de ensino-aprendizagem”, explica Raeli.
Parcerias internacionais
Uma aposta que tem dado bons resultados são as parcerias internacionais. Uma delas é o convênio com o MARC Institute, em Miami, na Flórida (EUA), que oferece um dos melhores centros de treinamento cirúrgico do mundo nas unidades de Curitiba e São Paulo, favorecendo o desenvolvimento de estudantes e profissionais da área da saúde. A parceria com o MARC Institute, em vigor desde outubro de 2017, está, inclusive, em fase de ampliação.
Outro parceiro de longa data é a Universidade de Alcalá de Henares (UAH), na Espanha. O intercâmbio acadêmico com a universidade pública espanhola já aplicado a alguns cursos de graduação do grupo foi firmado recentemente para os de graduação e pós-graduação em Medicina. A CSED e a UAH trabalham juntas contribuindo com a internacionalização dos estudantes e com a qualidade da pesquisa científica.
“Os ingressantes na área estão cada vez mais jovens e digitais. Eles têm novas formas de aprender, e por isso nos aprimoramos para facilitar o ensino de um jeito mais prático e dinâmico. Assim, estamos mais perto desse estudante que busca o que oferecemos: tradição e inovação”, completou Raeli.
Cruzeiro do Sul Educacional moderniza espaços e oferece ecossistema de aprendizagem dinâmico
Foto: Divulgação/ Cruzeiro do Sul Educacional
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