Carreiras artísticas e que envolvem criatividade e senso estético precisam cada vez mais de profissionais com percepções que aliam questões sustentáveis e culturais à beleza visual
Por Mathias Sallit e Patrícia Carvalho
O curso de Arquitetura forma o profissional para trabalhar com desenhos e projetos em todas as escalas. Por esse motivo, as áreas de atuação do arquiteto incluem desde construção civil até moda, publicidade e cenografia.
Em relação às tendências no mercado de trabalho, o coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Belas Artes, em São Paulo, Giovanni Campari, dá destaque para o ramo da construção: “Está havendo desde 2019 um reaquecimento do mercado da construção civil e um interesse muito grande pelo governo de aquecer esse setor, até porque ele é muito importante para a economia do Brasil”.
Como o trabalho do arquiteto envolve a produção de desenhos, é fundamental que a graduação ofereça disciplinas relacionadas a essa prática e oportunidades de desenvolvimento de projetos. Também é preciso que disciplinas relacionadas à tecnologia, com aulas em laboratórios de software, façam parte da grade curricular do curso, assim como conteúdos sobre sustentabilidade.
MG | Belo Horizonte: UFMG
AL | Maceió: Ufal
AM | Manaus: Ufam
CE | Fortaleza: UFC, Unifor
GO | Anápolis: UEG | Goiânia: UFG
MG | Belo Horizonte: Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix, Newton Paiva, PUC Minas | Formiga: Unifor-MG | Guaxupé: Unifeg | Juiz de Fora: UFJF | Ouro Preto: Ufop | Uberlândia: UFU | Viçosa: UFV
MS | Campo Grande: UCDB
PA | Belém: UFPA
PB | João Pessoa: UFPB
PE | Recife: UFPE, Unicap
PR | Curitiba: PUCPR, UFPR | Londrina: UEL
RJ | Petrópolis: UCP | Rio de Janeiro: UFRJ, USU
RN | Natal: UFRN
RR | Boa Vista: UFRR
RS | Canoas: UniRitter | Caxias do Sul: UCS | Pelotas: UCPel, UFPel | Porto Alegre: PUCRS, UniRitter | São Leopoldo: Unisinos
SC | Balneário Camboriú: Univali | Blumenau: Furb | Florianópolis: UFSC, Univali | Joinville: Católica SC
SP | Bauru: Unesp | Campinas: PUC-Campinas, Unicamp | Engenheiro Coelho: Unasp | Guarulhos: Univeritas-Guarulhos | Presidente Prudente: Unesp, Unoeste | Santa Bárbara d’Oeste: Unimep | Santos: Unisantos | São Carlos: Unicepm, USP | São Paulo: Belas Artes, Faap, IFSP, Mackenzie, Senac-SP, USP
É por meio do contato com pinturas, gravuras, desenhos e esculturas que o profissional de Artes Visuais exerce suas atividades. Essas práticas são desenvolvidas ao longo da formação e possibilitam que o bacharel atue como “criador, pesquisador, produtor, crítico, curador de exposições e coordenador de espaços de arte, como museus e galerias. Também pode trabalhar como artista autônomo de diferentes produções no campo das artes visuais”, conta Silvana Boone, coordenadora do curso de Artes Visuais da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente, as oportunidades no mercado de trabalho para esse profissional se concentram nas instituições públicas e em coleções de arte privadas.
Essa graduação também pode ser encontrada com a titulação de licenciatura, que é direcionada para formar professores de arte dos níveis de ensino fundamental e médio. Tanto os cursos de bacharelado quanto os de licenciatura devem contar com uma infraestrutura formada por ateliês para as diferentes práticas artísticas e salas de aula e tecnologias compatíveis à formação de nível superior. “Bem como acesso ao conhecimento histórico e contemporâneo, através de uma vasta biblioteca e acesso irrestrito ao mundo virtual”, ressalta a coordenadora.
BA | Santa Maria da Vitória: Ufob
GO | Goiânia: UFG, UFG (L) | Goiás: IFG (L)
MG | Belo Horizonte: UFMG | Juiz de Fora: UFJF, UFJF (L) | São João del Rey: UFSJ | Uberlândia: UFU (L)
PA | Belém: UFPA (L) | Marabá: Unifesspa (L)
PE | Recife: UFPE (L)
PR | Curitiba: UFPR (L) | Londrina: UEL (L) | Ponta Grossa: UEPG
RJ | Rio de Janeiro: Uerj, Uerj (L), UFRJ (L)
RR | Boa Vista: UFRR
RS | Caxias do Sul: UCS, UCS (L) | Montenegro: Uergs (L) | Pelotas: UFPel (L) | Porto Alegre: UFRGS | Santa Maria: UFSM, UFSM (L)
SC | Blumenau: Furb (L) | Chapecó: Unochapecó (L) | Criciúma: Unesc-SC, Unesc-SC (L) | Florianópolis: Udesc (L)
SE | São Cristóvão: UFS (L)
SP | Bauru: Unesp (B/L) | Campinas: PUC-Campinas, PUC-Campinas (L), Unicamp (B/L) | São Paulo: Belas Artes, Faap, Faap (L), Unesp (B/L), USP (B/L)
O profissional graduado em Design pode atuar em diversas áreas. No desenvolvimento da forma de um produto, de uma animação, de equipamentos industriais, de páginas de internet, de embalagens, de páginas em publicações impressas, de joias, de móveis e de vinhetas para televisão. Também é possível trabalhar na área da construção civil, com o desenho de peças como azulejos ou cerâmicas.
Esse profissional é requisitado por escritórios de design, agências de publicidade, editoras, produtoras de mídia digital, empresas desenvolvedoras de sites ou de diversos outros setores. O último Mapeamento da Indústria Criativa divulgado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), relativo ao ano de 2017, revela que mais de 76 mil profissionais atuam na área de Design no Brasil.
De acordo com a professora do curso de Design da Universidade Federal do Ceará (UFC) Mariana Lima, o emprego de novas tecnologias faz do meio digital uma tendência de mercado para o designer. A fim de capacitar o profissional para exercer suas funções, a formação deve dar ênfase para conteúdos técnicos, por meio de espaços adequados como laboratórios de criação equipados com ferramentas tecnológicas.
SC | Joinville: Univille
CE | Quixadá: UFC
DF | Brasília: UnB
GO | Goiânia: PUC Goiás, UFG
MG | Belo Horizonte: UFMG | Juiz de Fora: UFJF | Uberlândia: UFU
PB | Campina Grande: UFCG
PE | Caruaru: UFPE | Recife: UniFBV | Wyden
PR | Curitiba: UFPR | Londrina: UEL
RJ | Rio de Janeiro: ESPM Rio, PUC-Rio, Uerj
RN | Natal: UFRN
RS | Porto Alegre: ESPM Sul, UFRGS, Unisinos
SC | Balneário Camboriú: Univali | Criciúma: Unesc-SC | Florianópolis: Udesc, UFSC, Unisul
SP | Bauru: Unesp | Campinas: PUC-Campinas | Santos: Unimonte | São Paulo: Belas Artes, ESPM SP, Faap, Mackenzie, Senac-SP, USP
O mercado da moda não se resume apenas aos grandes desfiles das marcas mais badaladas do mundo. Hoje em dia, a preocupação com questões ambientais e sociais transformou a moda em uma linguagem poderosa que vai além do visual. “Fazer moda não é mais sinônimo de fazer roupas. É de construir e reforçar identidade, marcar território, posicionar-se em relação a questões locais, regionais ou mundiais”, conta Dula Lima, coordenadora do curso de Moda da Universidade da Amazônia (Unama), no Pará.
São diversas as oportunidades de atuação além do estilismo e do varejo, como pesquisa, design e desenho, mídias, modelagem, fotografia e consultoria. Em expansão, o mercado mostra que a produção de curto ciclo, chamada de “fast-fashion”, tem ficado para trás. “Já se identificam correntes contrárias, antenadas ao contraponto social da sustentabilidade e da construção de um planeta mais justo para as gerações futuras”, explica Dula.
Com tantas possibilidades, o curso de Moda deve oferecer estrutura que estimule o aluno a protagonizar a construção da carreira, com destaque para a prática e para uma teoria que amplie o olhar dos universitários para os diferentes caminhos dessa área.
CE | Fortaleza: UFC
MG | Belo Horizonte: Fumec, UFMG | Juiz de Fora: UFJF
PA | Belém: Unama
PR | Curitiba: UTP | Londrina: UEL
RJ | Rio de Janeiro: Estácio
RS | Porto Alegre: Unisinos
SC | Balneário Camboriú: Univali | Blumenau: Furb | Florianópolis: Udesc
SP | São Paulo: Belas Artes, Faap, Universidade Anhembi Morumbi, USP
A música faz parte do dia a dia de pessoas em todas as regiões do País, nos mais variados estilos e formas de reprodução e, portanto, oferece ao profissional da área um mercado de trabalho bem diverso. Ao optar pela licenciatura, as oportunidades se voltam para o ensino em escolas regulares (públicas e privadas) ou em escolas especializadas no ensino de música. O bacharelado, por outro lado, permite que o músico atue como instrumentista ou compositor em estúdios.
De acordo com Bruno Westermann, coordenador do curso de Música da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), há uma tendência de atuação como músico nos ambientes virtuais, tanto para o instrumentista quanto para o professor. Ele também dá destaque para a importância de desenvolver habilidades relacionadas à gestão de carreira: “É pouco provável que uma pessoa ganhe destaque e projeção apenas por tocar bem. É importante ter ferramentas para entender qual é o seu público, como chegar a ele, como produzir seus materiais, e assim por diante”.
Uma boa formação na área deve proporcionar experiências nos diversos campos de atuação. Em relação ao aluno e profissional dessa área, espera-se que ele tenha um envolvimento profundo com a música, até mesmo para lidar com fatores que não lhe agradem.
SP | Campinas: Unicamp (L) | Ribeirão Preto: USP (B/L) | São Carlos: UFSCar (L) | São Paulo: USP (L)
BA | Feira de Santana: Uefs (L)
CE | Fortaleza: Uece (L)
ES | Vitória: Fames-ES
GO | Goiânia: IFG (L)
MG | Belo Horizonte: UFMG, UFMG (L) | Juiz de Fora: UFJF | Montes Claros: Unimontes (L) | São João del Rey: UFSJ (L) | Uberlândia: UFU, UFU (L)
MS | Campo Grande: UFMS
PA | Belém: UFPA (L)
PB | João Pessoa: UFPB (L)
PR | Curitiba: PUCPR (L), UFPR (L) | Ponta Grossa: UEPG (L)
RJ | Rio de Janeiro: UFRJ
RN | Mossoró: Uern (L)
RS | Bagé: Unipampa (L) | Montenegro: Uergs (L) | Pelotas: UFPel | Porto Alegre: UFRGS, UFRGS (L)
SC | Florianópolis: Udesc, Udesc (L) | Itajaí: Univali, Univali (L)
SP | Campinas: Unicamp (B/L) | Engenheiro Coelho: Unasp | São Paulo: Unesp, Unesp (L)
Edições passadas
Veja edição 2019