Portaria do MEC estabelece novas diretrizes para o ensino a distância

Regulamentação busca elevar a qualidade dos cursos e controlar expansão do EAD no ensino superior

Por Wilian Miron – editada por Mariana Collini em 17/07/2025

23 de julho de 2025

O corpo docente das instituições de ensino superior que atuam na modalidade a distância (EaD) deverá ser composto por professores com pós-graduação, preferencialmente mestrado e doutorado, e sua atuação deve se dar em áreas correlatas a sua formação acadêmica, determinou o Ministério da Educação (MEC), em portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda, 14.

Essas regras fazem parte da regulamentação do decreto 12.456/2025, editado em maio para regulamentar a modalidade EaD no País. A portaria estabelece, ainda, as atividades que serão desenvolvidas pelo coordenador dos cursos, pelo professor regente, que será responsável pelo desenho institucional e do percurso de aprendizado da unidade curricular, assim como do professor conteudista, que cuidará da elaboração dos materiais didáticos autorais, além de selecionar outros materiais didáticos e outros conteúdos relevantes.

O texto coloca, ainda, que as Diretrizes Curriculares Nacionais poderão definir as atividades formativas a serem ofertadas de forma obrigatoriamente presencial, além das já estabelecidas.

Foto: Camila – stock.adobe.com

Leia também

Mais Matérias
Guia da Faculdade

Acesse todo o conteúdo da edição impressa Guia da Faculdade 2024

Baixe o PDF

Veja as edições anteriores

2020 | 2021 | 2022 | 2023