USP deixa o 1º lugar entre universidades latinas
Instituição paulista já ocupava a liderança há anos
Alunos começam aulas em SP e vão para Portugal, onde haverá classes, palestras e workshops na instituição europeia com imersão no câmpus. Primeiro curso abordará objetivos da ONU, com foco em sustentabilidade.
Por Isabela Moya – editada por Mariana Collini
A Universidade de Coimbra (UC), a mais antiga de Portugal, anunciou a sua primeira pós-graduação no Brasil em um programa que contará com aulas presenciais em ambos os países e diploma emitido pela própria UC. O curso de curta duração tem como foco abordar, de forma interdisciplinar, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A instituição europeia tem planos para lançar, em breve, novos cursos no Brasil.
O Brasil é o primeiro País fora da Europa a receber um curso de Coimbra, para onde vão muitos brasileiros que desejam estudar na Europa, já que a universidade é uma das que aceitam notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como critério de aprovação.
O projeto da nova pós-graduação é promovido pelo Centro de Estudos Superiores da Universidade de Coimbra no Brasil (CESUC), em parceria com a Casa de Portugal de São Paulo, onde serão ministradas as aulas dos cursos presenciais.
“Com essa iniciativa, a Universidade de Coimbra reforça sua presença acadêmica no Brasil, enquanto a Casa de Portugal reafirma seu papel como parceira de projetos que promovem o intercâmbio entre os dois países”, afirmam as instituições.
Por não se tratar de convênio da instituição portuguesa com uma brasileira, modelo que é mais comum, o diploma dos cursos será emitido pela própria Universidade de Coimbra.
Com professores da UC e de universidades brasileiras, o curso se chamará Dignidade Humana, Desenvolvimento e Sustentabilidade e será de curta duração, com 70 horas de aulas presenciais e remotas (de 16 de junho a 11 de julho 2025), divididas entre São Paulo e Portugal (em Coimbra e outros polos de extensão da universidade), onde haverá uma imersão para os estudantes brasileiros. O investimento será de 500 euros mais taxas.
A expectativa é de que a primeira turma tenha 40 alunos e o ingresso é feito por análise de currículo, sem prova. Por se tratar de um curso interdisciplinar, podem se inscrever graduados em diferentes áreas do conhecimento – como Direito, Relações Internacionais, Ciências Sociais, além daquelas que tenham pesquisas direcionadas a desenvolvimento sustentável, meio ambiente, cidadania, urbanismo, conflitos internacionais ou saúde.
“Esperamos que essa imersão possa trazer a possibilidade de as pessoas viverem a Universidade de Coimbra, e não simplesmente o curso”, afirma Claudio José Langrovia, coordenador do CESUC. Para além das aulas, workshops e palestras, haverá visitas a museus e atrações portuguesas.
Dentre os temas que serão abordados no curso, estão: Sustentabilidade; Educação, Cidadania e Cultura; Democracia e Cidadania; Ciência e Inovação; Estudos sobre a paz; Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Direito e Ambiente; Direitos e Cidadania global; e Administração Pública em Portugal.
“Temos aí vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030, que envolvem sustentabilidade, justiça social, meio ambiente. Isso é uma pauta mundial e transdisciplinar”, acrescenta o coordenador do Centro de Estudos de Coimbra no Brasil.
Outros cursos
A Universidade de Coimbra planeja outros cursos a serem ministrados no Brasil, não apenas com aulas em Portugal, mas também com aulas apenas em São Paulo, e até mesmo aulas remotas, para abarcar pessoas de outras regiões.
Nos próximos cursos, o CESUC planeja abarcar outras áreas, como saúde, bem-estar, igualdade de gênero, saneamento, entre outros, inclusive com cursos mais longos, de especialização.
Fundada em 1290, Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física) e 30,3 mil alunos, sendo 5,8 mil estrangeiros.
Mais informações podem ser conferidas no site do CESUC Brasil.
Universidade de Coimbra terá 1ª pós-graduação no Brasil
Foto: Eduardo Almeida/Adobe Stock
Instituição paulista já ocupava a liderança há anos
Alunos contam quais conhecimentos aplicam para construir bons textos
Experiências de estudantes aprovados trazem lições valiosas