Nova política educacional prevê inclusão do tema no currículo do ensino fundamental e médio
Por Isabela Moya – editada por Mariana Collini
O Ministério da Educação (MEC) criou o programa de educação financeira Na Ponta do Lápis, por meio de portaria publicada nesta quarta-feira, 9, com o objetivo de promover a educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária para todos os estudantes dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas, em especial dos beneficiários do programa Pé-de-Meia, que fornece bolsa a estudantes matriculados no ensino médio público beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
O Na Ponta do Lápis vai apoiar e fortalecer a implementação dos temas transversais contemporâneos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da área de economia, afirma o MEC.
A adesão das redes municipais e estaduais será voluntária. O MEC diz que irá implementar estratégias de apoio às escolas e aos entes federados por meio da criação de um comitê que irá emitir orientações e recomendações para o aprimoramento dos planos de ação que Estados e municípios desenvolverão.
“O programa surge do reconhecimento da educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária como estratégia para assegurar a construção da autonomia e da cidadania crítica, na perspectiva do fortalecimento da democracia e da inclusão social e econômica”, diz a pasta.
A portaria também prevê a qualificação permanente dos educadores envolvidos na implementação do programa.
O MEC diz ainda que prevê novas estratégias para a implementação desses conhecimentos nas modalidades de educação especial, bilíngue de surdos, do campo, escolas indígenas e quilombolas, a partir de uma nova normativa, a ser elaborada pela pasta.
FOTO: GETTY IMAGES
Notícias
-
3 de dezembro de 2025 Contribuição à Previdência atinge maior nível da série
Levantamento do IBGE aponta 67,763 milhões de ocupados contribuindo
-
3 de dezembro de 2025 Fazenda revela concentração de riqueza e desigualdade de renda por raça e gênero
Mulheres negras continuam no grupo com menor rendimento médio
-
26 de novembro de 2025 Consumidores miram novos celulares na Black Friday
Levantamento mostra aumento da intenção de compra para a data