Levantamento mostra aumento da intenção de compra para a data
Naiara Ribeiro, especial para a AE – editada por Mariana Collini
Ao menos um terço dos consumidores considera comprar um novo smartphone na Black Friday. É o que revela uma pesquisa realizada pela Ipsos, sob encomenda da marca chinesa de celulares JOVI. Os números foram antecipados ao Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.
O estudo indica também que 30% dos consumidores talvez adquiram um smartphone na Black Friday. O preço médio da intenção de compra é de R$ 2.492,00, valor que, segundo a JOVI, se aproxima dos preços dos celulares “de entrada”.
“A Black Friday é um dos grandes momentos para o varejo no Brasil e será a primeira da JOVI no País. Estamos com promoções em todo o portfólio durante o mês de novembro, inclusive com produtos na faixa de preço que o brasileiro está disposto a pagar”, diz o diretor de Produto da JOVI Brasil, André Varga.
A pesquisa mostra ainda que 22% dos entrevistados estão poupando dinheiro para compras na temporada de promoções, enquanto 21% planejam a maioria das aquisições “não urgentes” para esse momento. Quase um quinto (19%) diz possuir uma reserva financeira disponível para a Black Friday.
Na contramão, 34% afirmam não guardar dinheiro nem ter reserva específica para a Black Friday. Para 32%, “depende muito da urgência ou do valor do produto”, enquanto 26% não costumam esperar, preferindo comprar por necessidade ou quando encontram boas ofertas.
O estudo quantitativo foi realizado online pela Ipsos e encomendado pela JOVI no Brasil. A coleta ocorreu entre 22 e 28 de outubro, com 1.200 entrevistas com homens e mulheres de 18 anos ou mais das classes ABC, em todas as regiões do País. A margem de erro é de 2,8 pontos porcentuais (p.p.).
Foto: Helvio Romero/Estadão
Notícias
-
3 de dezembro de 2025 Contribuição à Previdência atinge maior nível da série
Levantamento do IBGE aponta 67,763 milhões de ocupados contribuindo
-
3 de dezembro de 2025 Fazenda revela concentração de riqueza e desigualdade de renda por raça e gênero
Mulheres negras continuam no grupo com menor rendimento médio
-
26 de novembro de 2025 Consumidores miram novos celulares na Black Friday
Levantamento mostra aumento da intenção de compra para a data