Nem casar, nem ter filhos, o que une os desejos femininos é a possibilidade de viajar!
Por Malu Mões – editada por Mariana Collini
Não importa a idade nem a classe social: viajar pelo mundo é o principal sonho das mulheres brasileiras. É o que mostra uma pesquisa nacional do Instituto Think Olga com o Movimento Sonhe Como Uma Garota.
O levantamento ouviu 1.080 mulheres de todo o país entre janeiro e fevereiro deste ano. As entrevistadas foram divididas em três grupos: de 18 a 29 anos, de 30 a 49 e as 50+. Conhecer o mundo liderou as respostas em todas as faixas etárias e classes sociais. Questionadas sobre seus sonhos, 67% das jovens citaram viajar, mesma resposta de 59% dos grupos de 30-49 anos e 50+.
Enquanto entre as mais novas o desejo de estabilidade financeira aparece em segundo lugar — com 60% das respostas —, garantir saúde física e bem-estar mental é a segunda prioridade das mulheres 50+. “As diferentes fases da vida e mudanças nas prioridades impactam quase todos os sonhos. A exceção é o desejo de viajar pelo mundo”, aponta o estudo.
Outra mudança geracional é a queda do sonho de ser mãe e ter uma família: 36% das mulheres de 50+ e 34% das com 30-49 desejavam isso quando eram pequenas, mas só 25% tinham esse anseio na infância entre as que hoje têm entre 18 e 29 anos. Considerando todas as faixas etárias, uma a cada cinco mulheres (19%) disse já ter abandonado um sonho por falta de apoio da família.
Desistir de sonhos é algo comum: 75% disseram já ter passado por isso, e o principal motivo citado foi a falta de recursos financeiros. “A condição econômica é determinante para a realização dos sonhos e pode impactar a própria capacidade de sonhar. Para elas, todo sonho precisa de meios para acontecer. E o dinheiro é percebido como o principal meio para atingi-los”, afirma o Think Olga.
Conhecer o mundo é o principal sonho de mulheres brasileiras, mostra pesquisa do Think Olga
Foto: Jannissimo/Adobe Stock
Notícias
-
3 de dezembro de 2025 Contribuição à Previdência atinge maior nível da série
Levantamento do IBGE aponta 67,763 milhões de ocupados contribuindo
-
3 de dezembro de 2025 Fazenda revela concentração de riqueza e desigualdade de renda por raça e gênero
Mulheres negras continuam no grupo com menor rendimento médio
-
26 de novembro de 2025 Consumidores miram novos celulares na Black Friday
Levantamento mostra aumento da intenção de compra para a data