![](https://publicacoes.estadao.com.br/financasmais/wp-content/uploads/2024/09/imagem_2024-09-25_135233674.png)
Por Gabriel Tassi Lara
De acordo com uma atualização do Atlantic Council, 146 países do globo já estão em algum grau de desenvolvimento de sua Moeda Digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês). O número representa um novo recorde, agora que 19 integrantes do G20 estão em grau avançado de sua pesquisa – ou com um projeto piloto em funcionamento, como é o caso do Brasil.
Os países que estão desenvolvendo sua CBDC correspondem a mais de 98% do Produto Interno Bruto (PIB) global, afirma o Atlantic Council.
Dentre as principais CBDCs do mundo, o yuan digital (e-CNY), na China, é o maior piloto de moeda digital de BC do mundo, com as transações já ultrapassando 7 trilhões de yuans em junho de 2024, com usos em setores como educação, saúde e turismo.
Foto: GettyImages
Notícias
-
10 de fevereiro de 2025 Aposentadoria segura: por que alguns ricos gastam menos do que podem?
Pessoas com economias de pelo menos seis dígitos nos EUA têm segurado os gastos, e a ‘desaposentadoria’ se tornou um fenômeno global
-
10 de fevereiro de 2025 Começo das aulas em 2025; como economizar na lancheira do seu filho?
Para montar uma lancheira nutritiva sem pesar no orçamento, a solução é planejar o cardápio
-
3 de fevereiro de 2025 ‘Cofrinhos’: Itaú lança ferramenta de organização financeira que rende 100% do CDI
Plataforma digital com ‘pastas’ em que os clientes podem separar dinheiro para determinadas finalidades vinha sendo implementada em etapas e agora chega a todas os clientes