líderes do Finanças Mais
líderes do Finanças Mais
Radiografias Financeiras
Obtidos com base em uma verdadeira radiografia das instituições financeiras, os já tradicionais rankings do Estadão Finanças Mais são construídos com base em demonstrações contábeis publicadas nos balanços de 2023.
A metodologia foi desenvolvida pela Austin Rating, consultoria reconhecida pela tradição e competência na análise do setor financeiro nacional.
Bancos
Os bancos são divididos em cinco grupos, de acordo com o nicho de atuação:
Atacado e negócios;
Financiamento;
Middle Market;
Grupos e Montadoras;
Varejo.
Três pilares são mensurados: crescimento, liderança de mercado e desempenho.
O crescimento é avaliado com base na evolução dos números de maior relevância no balanço patrimonial das instituições – carteira de crédito, ativos, patrimônio líquido, receita de crédito e receita de serviços.
A liderança de mercado é definida pela relação do total de ativos da instituição com o total de ativos do segmento, enquanto o desempenho é estabelecido a partir de indicadores relacionados a solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo.
Seguradoras
No caso das seguradoras, as empresas são agrupadas em seis categorias:
Auto;
Patrimonial;
Riscos Financeiros;
Seguros Gerais;
Vida e Previdência;
Saúde.
Três critérios são avaliados inicialmente: prêmios emitidos, contribuições para cobertura de riscos e rendas de contribuições.
Em seguida, com base no balanço patrimonial das companhias, são avaliados o volume, o crescimento e o desempenho financeiro de cada grupo.
Os critérios nessa análise são o patrimônio líquido, as provisões técnicas, as receitas com prêmios e contribuições, a estrutura de custos, as margens financeiras e de rentabilidade. Tudo isso resulta na pontuação que estabelece a ordem dos rankings.
Outras Categorias
Já as regras para definir as melhores corretoras/distribuidoras, empresas de leasing e financeiras levam em conta a evolução em crescimento, patrimônio líquido e desempenho.
A definição das melhores empresas de capitalização se baseia na análise de porte e crescimento, liderança de mercado e desempenho.
Notícias
-
18 de novembro de 2024 Clínicas médicas e a equiparação hospitalar: o que muda com a nova reforma tributária?
Por Estadão Blue Studio Express A tese de equiparação hospitalar para clínicas médicas é uma estratégia contábil e fiscal amplamente utilizada para reduzir a carga tributária de sociedades médicas. Esta prática permite ajustar a base de cálculo dos impostos IRPJ e CSLL, podendo gerar uma economia de até 70% na tributação para clínicas que atendem […]
-
18 de novembro de 2024 O que acontece com o 13º salário se o fim da jornada 6×1 for aprovada?
Por Beatriz Rocha – editada por Mariana Collini A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim da jornada 6×1 tem gerado debates nas redes sociais. O texto, de autoria da deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP), encontra-se na fase de coleta de assinaturas para prosseguir na Câmara dos Deputados. Basicamente, a escala de […]
-
11 de novembro de 2024 O que a Selic a 11,25% significa para seus investimentos?
Por Jenne Andrade – editada por Mariana Collini O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira (6) subir a taxa básica de juros Selic em 0,5 ponto porcentual, para 11,25% ao ano. Esta é a segunda elevação feita no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – e não […]