O cenário de turbulência econômica deve se manter também no ano que vem e as empresas terão que compreender os padrões e tendências de demanda dos negócios assim como as condições de crédito e inovar nas questões de logística para tentar se manter em um cenário de incertezas. A avaliação é do professor do Insper, Fernando Ribeiro Leite.

 

Como as empresas podem se preparar para o turbulento ano de 2022?

Do ponto de vista financeiro, operações de hedge cambial podem ser relevantes para empresas ligadas ao comércio exterior. Haverá desafios na gestão de estoques e pressões para formas de distribuição para empresas localizadas nos setores de bens de consumo duráveis, os quais tenderão a ter redução da demanda em virtude da elevação das taxas de juros e da contração das condições de crédito.

 

O que fazer para driblar esse momento de dificuldade econômica?

Compreender os padrões e tendências de demanda dos negócios. Compreender as condições de crédito (no caso de bens de consumo duráveis). Inovar nas questões de logística.

 

Como manter os negócios em pé diante de tantas incertezas?

Gerenciar os elementos contábeis (nível de endividamento/faturamento), inovar na gestão de logística, reavaliar fornecedores, otimizar custos e ganhar eficiência.