Notícias
Cloud computing: a evolução da infraestrutura de TI nas empresas

A partir da demanda por eficiência e menor custo, a cloud computing não exige grandes investimentos físicos e podendo ser personalizada sob demanda
stadão Blue Studio Express
A cloud computing ou, em português, computação em nuvem, vem, há tempos, transformando o modo como as empresas fazem a gestão das suas operações, possibilitando maior flexibilidade e segurança aos negócios.
A partir da demanda por eficiência e menor custo, a cloud computing não exige grandes investimentos físicos e podendo ser personalizada sob demanda, de acordo com a necessidade do momento.
Cloud computing e os seus benefícios
A cloud computing oferece uma grande quantidade de vantagens que refletem diretamente nos resultados das empresas. Entre as vantagens, estão:
Escalabilidade
A infraestrutura pode ser adaptada de acordo com a demanda do momento, aumentando e diminuindo quando necessário, o que também colabora para economia de recursos.
Segurança
No ambiente cloud, é mais fácil proteger as informações. Isso porque os provedores adotam as melhores práticas em segurança da informação, como a criptografia e a autenticação fatorial, para proteção de dados contra acessos não permitidos.
Custos menores
Ao pagar apenas pelo que consome, as empresas conseguem economizar. Isso gera previsibilidade e maior controle, reduzindo os custos operacionais.
Dados em tempo real e eficiência operacional
Quando se usa o armazenamento em nuvem, o uso do Analytics, prática de analisar grandes volumes de dados para identificar padrões, pode ser aprimorado. Com informações baseadas em métricas, as empresas conseguem gerar muitos insights para os negócios, tornando-o mais competitivo e até mais inovador.
Quando a prática em baseada em cloud computing, é possível que as empresas impulsionem a análise de dados por conta da flexibilidade e da facilidade para compartilhar as informações. Com tudo integrado, a visão do negócio é ampliada, ajudando em tomada de decisões mais estratégicas.
Podendo acessar os dados e aplicações de qualquer lugar, quando for mais conveniente, o trabalho na nuvem também colabora para a eficiência operacional das empresas, facilitando o trabalho remoto e a colaboração entre as equipes.
Para adequar a infraestrutura
A partir de um servidor central, toda a comunicação é feita entre dispositivos clientes e servidores. Entre os modelos existentes, há três principais de computação em nuvem para a empresa adequar sua infraestrutura, que são separadas com base no nível de controle, flexibilidade e gerenciamento que a empresa precisa:
Infrastructure as a Service (IaaS)
Esse modelo oferece recursos fundamentais e possui o nível mais alto de controle sobre todos os recursos de TI, como computação, armazenamento e rede sob demanda.
Plataforma como serviço (PaaS)
Trata-se de uma plataforma em nuvem completa – ou seja, com hardware, software e infraestrutura.
Software as a Service (SaaS)
Nessa solução, o fornecedor cria um software, fica responsável por toda a estrutura necessária, e o cliente paga para usar o software pela internet de acordo com a sua demanda.
O futuro da cloud computing
A computação em nuvem vem se fortalecendo ano a ano, consolidando a transformação tecnológica nas empresas, movimento que já estava acontecendo antes da pandemia da Covid-19.
E, ano a ano também, com inovação e processos de automatização e otimização de processos, com o auxílio da computação em nuvem, as empresas têm conseguido se manter competitivas e reagir a cenários de adversidades.
Um exemplo de como a computação em nuvem e suas evoluções são o futuro é o investimento de gigantes no setor. Empresa controladora do Google, a Alphabet afirmou que deseja investir aproximadamente US$ 75 bilhões em despesas de capital (capex) em 2025. O valor representa a corrida das gigantes de tecnologia para ampliar a infraestrutura necessária para o avanço da inteligência artificial.
Com tamanho potencial, a inovação precisa fazer parte do planejamento e da rotina de qualquer empresa que busca se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo. Dessa forma, a cloud computing não é mais uma tendência, mas uma solução tanto hoje quanto para o futuro.
Cloud computing: a evolução da infraestrutura de TI nas empresas
Foto: Mikhail Nilov no Pexels