A pandemia apresentou para um grande universo de usuários a plataforma de videoconferência Zoom, umas das mais usadas para aulas online e reuniões corporativas desde que o coronavírus aportou no Brasil. A solução tecnológica, no entanto, já vinha sendo distribuída no país desde 2017 pela WebSIA, uma empresa especializada em omnicanais, inteligência artificial, bots e machine learning. Com a esperada retomada de atividades normais, motivada pelo avanço da vacinação, a empresa espera que o modelo híbrido de interações será o novo padrão e tem lançado inovações para garantir sua força no mercado.
Para com Rodrigo Santos, vice-presidente de Inovação da WebSIA, o que diferencia a Zoom de seus competidores é ser uma empresa de engenharia especializada em soluções de videoconferência. “Os concorrentes têm uma área de vídeo. A nossa plataforma é voltada para isso e os novos pedidos de início funcionalidades são feitos pelos próprios clientes. Por isso a empresa cresceu 300% ao ano por seis anos seguidos. Não só na área corporativa como na familiar”, afirma.
Entre as inovações que surgiram por demanda dos usuários neste último ano, o executivo destaca o RVSP ativo, soluções com chats (robô) e recursos de avisos como ‘dress code’ para reuniões. Entre as mais recentes destacam-se soluções já usadas nos Estados Unidos de transcrição automáticas das reuniões e de tradução simultânea, o que deve alavancar eventos internacionais.
Eventos 3D
Pela experiência anterior com eventos de grande audiência, a WebSIA tem investido em espaços com formado 3D. Numa feira ou seminário, por exemplo, é possível entrar virtualmente no espaço do evento e acessar uma “sala” com lives. “Isso permite uma maior interação. Fizemos um show para uma universidade com quase 9,5 mil pessoas. O show aconteceu em São Paulo e a plateia virtual participava, enquanto a diretoria passava seus recados”, conta Santos.
Segundo ele, essas soluções dependem do tamanho dos eventos. O aniversário do publicitário e humorista Mauricio Meireles, por exemplo, aconteceu no formato de webinário, com os convidados entrando ao vivo. “O Zoom promove essa interação, não é mais algo estático. Agora, é possível trazer alguém da plateia para conversar, interagir. Numa festa junina recente para uma universidade, uma banda estava tocando em Salvador e as pessoas interagiam de suas casas”, lembra.
As inovações para o modelo híbrido serão ainda mais completas. As novas salas de reuniões, por exemplo, terão medição de temperatura e de emissão de CO2. Para recrutadores da área de recursos humanos, será possível uma análise de sentimentos dos candidatos por meio de ferramentas de reconhecimento facial. Academias de ginástica devem avançar com planos de aulas simultaneamente online e presenciais, com acompanhamento do personal trainner.
A plataforma educacional Class tem permitido a aproximação cada vez maior entre a experiência das aulas presenciais com o mundo digital. A WebSIA informa que acrescentou mais de 60% de recursos novos ao ambiente híbrido. Cada participante, por exemplo, tem perfil e papel próprio, como instrutor, debatedor e aluno.
O Zoom For Home é outra novidade, que pretende agregar benefícios do Zoom no home office das pessoas ou mesmo em sua vida pessoal, por meio de integração com o Amazon Echo Show, o Facebook Portal e outros dispositivos que se conectam à smart TV. “As pessoas vão poder ter na TVs de suas casas em suas casas o Zoom embarcado para reuniões”, diz o executivo.