A tecnologia tem feito a medicina progredir muito. Surgiram novas técnicas, novos medicamentos e novos métodos de diagnósticos. Isso sem falar também nos aplicativos que facilitam o acesso das pessoas às informações de saúde. Muita inovação ainda está por vir. Com isso, esse casamento entre tecnologia e medicina parece que tem tudo para dar ainda mais certo.
Quando usada corretamente e aliada ao conhecimento científico, a evolução tecnológica proporciona melhor atendimento aos pacientes e maiores chances de cura das doenças, de acordo com o mastologista e professor de medicina da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste), Fernando Valejo.
“Diagnósticos por imagem cada vez mais sofisticados, cirurgias minimamente invasivas realizadas com auxílio de robôs e cápsulas que fazem filmagens no interior dos órgãos são exemplos de tecnologias que transformaram o atendimento hospitalar em benefício dos pacientes”.
Inovações tecnológicas facilitam o atendimento humanizado
Tecnologia não substitui o atendimento humanizado
Inovações tecnológicas e soluções criativas realmente agilizam o atendimento e também proporcionam um diagnóstico mais rápido e assertivo. Mesmo com tantos recursos disponíveis, o atendimento humanizado segue como premissa básica para garantir o bem-estar do paciente.
Seguindo essa linha, redes de centros médicos investem em novos recursos e soluções em busca de aprimorar os serviços disponíveis aos pacientes. “Colocamos os pacientes no centro das decisões. Por isso, a relação entre médico e paciente é humanizada e olho no olho. Os médicos trabalham de maneira integrada para resolver o problema do paciente e conhecer seu histórico de saúde, com objetivo de prevenir doenças e promover uma vida mais saudável às pessoas”, explica o Renato Velloso, CEO do dr.consulta.
Dessa forma, os investimentos em tecnologia e inovação atuam para facilitar a conexão dos pacientes com os especialistas. “As soluções têm o objetivo de cuidar da saúde de maneira inteligente. O prontuário é único e integrado. O sistema armazena todo o histórico do paciente, que pode ser acessado pela equipe de qualquer unidade. O usuário também tem acesso às suas informações por meio do aplicativo ou pelo site”.
LEIA TAMBÉM
- Seguro exige alguns cuidados antes da contratação
- 5G e o impacto da tecnologia no mercado
- Título de Capitalização: detalhes e cuidados
Atendimento mais rápido
As mudanças na forma de atender o paciente não estão restritas aos equipamentos para diagnósticos ou em um sistema que armazena as informações do paciente. A transformação começa na recepção, agilizando assim o atendimento. No caso do dr.consulta, tudo começa no self check-in. Na sequência, o paciente segue para a pré-consulta. No local, uma balança eletrônica consegue aferir, por exemplo, pressão e frequência cardíaca, além do peso e altura. Esses dados são encaminhados automaticamente para médico que realizará o atendimento.
Sistema mais barato que o convencional
Apesar dos investimentos em tecnologia, o acesso à inovação na área médica não fica restrito a uma pequena parcela da sociedade que pode pagar por esses benefícios. Ao contrário. As redes de centros médicos têm o objetivo de proporcionar um atendimento de qualidade e rápido com valores mais atrativos. Dessa forma, é possível pagar, por exemplo, R$ 127,00 por uma consulta ou R$ 14,00 pelo hemograma completo.