Estadão Blue Studio

METODOLOGIA

Foco na Qualidade

Conheça a metodologia utilizada nas escolhas dos cursos

Leque de opções para quem pretende se aprofundar ao longo da vida mescla tradição e novas áreas do conhecimento; busca pelo conhecimento é cada vez mais essencial.

Passo a passo

O caminho percorrido para chegar à versão de 2022 deste Guia foi bem similar aos dos anos anteriores. Veja os principais pontos:

BASE DE DADOS

O Guia obteve informações em todo o País, partindo da lista de cursos de pós-graduação lato sensu registrados no Ministério da Educação e também oferecidos em escolas internacionais. Na sequência, foram enviados pela internet questionários com 50 perguntas. As respostas alimentaram uma base de dados com cerca de 800 cursos. No total, 20% das respostas foram validadas e checadas por amostragem. O questionário continha perguntas de múltipla escolha e questões abertas, sobre diferentes temas relativos aos programas de pós-graduação.

ATRIBUTOS

Para mapear os cursos e contribuir para que o aluno faça uma escolha acertada e um bom investimento, foram analisados seis atributos:

INVESTIMENTO

Além de apresentar o valor do investimento para frequentar cada curso, foram estabelecidas cinco faixas de preço:

($) – Até R$ 10 mil
($$) – Acima de R$ 10 mil e até R$ 20 mil
($$$) – Acima de R$ 20 mil e até R$ 50 mil
($$$$) – Acima de R$ 50 mil e até R$ 100 mil
($$$$$) – Acima de R$ 100 mil

CRITÉRIOS RELACIONADOS

Cada um dos atributos é composto por determinados critérios. Colocados em um algoritmo, esses critérios receberam tratamento estatístico e geraram, para cada atributo, ícones de classificação que vão de zero a cinco estrelas (como em um guia gastronômico ou de hotelaria, por exemplo). Essa informação é considerada eficiente para a tomada de decisão porque mostra o que se destaca em cada um dos cursos apresentados.

CERTIFICAÇÃO GARANTIDA

O Guia do MBA mantém a parceria estratégica com a CV Trust, empresa europeia que, desde 2013, desenvolve uma solução focada na armazenagem segura e certificação digital de documentos acadêmicos, chamada Smart Certificate. Com esse processo, a segurança e a credibilidade dos resultados são garantidas. As instituições receberão em formato digital o certificado dos cursos listados no Guia do MBA e poderão distribui-los por meio da plataforma.

PESOS E MEDIDAS

O que foi considerado no levantamento dos cursos

» NETWORKING

Ampliação dos contatos que contribuem para acesso a informações atualizadas e novas oportunidades de trabalho e promoções (estudantes com cargos de liderança, atividades para ex-alunos, idade do curso, quantidade de alunosgraduados, centro de apoio à carreira).

» CONHECIMENTO

Objetivos e conteúdo atualizados por professores experientes, modelos de aprendizagem com metodologias que permitem a troca de conhecimentos entre alunos e docentes de forma aplicada à dinâmica do mercado (carga horária, experiência profissional dos participantes, alunos com cargos de liderança,número de disciplinas e perfil dos docentes).

» PROCESSO SELETIVO

Requisitos de informações e instrumentos para análise das características dos candidatos com o intuito de admitir estudantes dentro do perfil dos alunos do curso (experiência mínima exigida, testes, entrevista, análise curricular e cartas de recomendação).

» VIVÊNCIA INTERNACIONAL

Exposição a outras culturas, mercados e geografias, contribuindo para aumentar a maturidade, a flexibilidade e a capacidade de comunicação e adaptação a mudanças e ao entendimento da diversidade global (obrigatoriedade e duração dos módulos, número de alunos enviados, presençade estudantes e professores estrangeiros, idioma principal do curso e presença em rankings internacionais).

» SELOS DE QUALIDADE

Selos de qualidade obtidos e em processo, específicos para cursos de MBA ou Escolas de Negócios (AACSB, ACBSP, Amba, Anamba, Equaa, Equis e Epas).

ÍCONES

O que determina o número de ícones ao lado de cada atributo? Alguns dos critérios são objetivos. É o caso de “selos de qualidade”. Como na obtenção de uma certificação ISO (conjunto de normas padronizadas de funcionamento), esse tipo de certificação é dado por instituições credenciadas, após um processo rigoroso de auditoria. Outros atributos, porém, têm critérios menos exatos. Para medir a força do networking, por exemplo, são considerados: posição hierárquica dos alunos, tamanho da classe, tempo de existência do curso, interação com ex-alunos, etc.

TIPOS DE MBA

Conheça os tipos de MBA abrangidos pela busca:

» CLÁSSICO

MBA com foco em Administração e Gestão sem uma especialização

» Internacional

MBA com foco em Administração e Gestão, com disciplinas ou módulos ministrados no exterior por uma ou mais Instituições, sendo parte obrigatória do currículo do curso.

» Especializado

MBA com foco em uma especialização além de Administração
e Gestão.

CONSELHO EDITORIAL

O conselho editorial é composto por especialistas reconhecidos pelo mercado. Eles acompanham o trabalho e dão seu aval sobre a metodologia de elaboração do Guia. São diretores de algumas das principais associações que zelam pela qualidade e excelência dos cursos, bem como pelo desenvolvimento da competitividade brasileira.

CONSELHEIROS DO GUIA DO MBA