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Reportagem

Cursos personalizados e novidades no uso de tecnologia movimentam MBAs para 2023

Instituições também abrem oportunidades para cursar especialização no exterior

Aulas em formato híbrido, em ambiente do metaverso, com uso de simuladores e de jogos de empresas, entre outras atividades que estimulam o aprendizado de maneira aplicada. Essa é apenas uma amostra do que os alunos poderão encontrar em 2023 nos MBAs mais requisitados do País. 

No Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), as aulas online seguirão, porém, sem abrir mão dos encontros presenciais.

Entre as áreas em alta no mercado, como aposta para 2023, o IMT destaca os MBAs nos segmentos de engenharia automotiva (veículos híbridos, elétricos e autônomos), energia e sustentabilidade, engenharia civil e tecnologia da informação, ciência de dados e inteligência artificial. “A especialização pode ser um fator decisivo para o profissional se destacar no mercado e alavancar a sua carreira. Uma pós-graduação de qualidade, que realmente agregue algo, pode facilitar a transição na carreira profissional, abrindo portas nas áreas de gerenciamento e liderança, por exemplo”, complementa Lucchi.

 

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) aposta no aumento da oferta de programas que possam ser personalizados, de acordo com as necessidades dos alunos. Entre elas está o MBA Personalizado, em que cada uma das suas 18 disciplinas é selecionada por meio de quatro conversas de uma hora com um coach de executivos; sendo uma conversa no início, duas durante o curso e uma no final. “O ideal é que o aluno escolha um curso que vai desafiá-lo e tirá-lo da zona de conforto, não sendo uma mera repetição do que foi visto na graduação”, explica Paulo Mattos de Lemos, diretor de Educação Executiva da FGV em São Paulo.

Para a FIA Business School, o investimento para o ano que vem estará concentrado no uso de métodos ativos nas aulas, tais como uso de casos reais, simulações, jogos de empresas, entre outras atividades que estimulam o aprendizado de maneira aplicada e a troca de experiências intensa entre os participantes.  “Os alunos ainda poderão contar com uso mais intenso da tecnologia, como por exemplo aulas em ambiente do metaverso, uso de simuladores e realidade virtual em algumas atividades, com uma combinação entre o ambiente físico e digital”, diz Renata Spers, coordenadora e professora da FIA Business School.