Estadão Blue Studio
Reportagem

Visão Estratégica

Programa de Educação Continuada formou mais de 40 mil alunos em quase 50 anos

Um curso de MBA pode contribuir de forma intensiva na carreira profissional, indo além de uma simples formação.

A especialização pode ser uma porta para o profissional se destacar no mercado de trabalho. Por conta disso, em geral, a recomendação das instituições é que, além da formação universitária, o interessado também tenha acumulado alguma experiência. Segundo Lemos, na FGV, o pré-requisito é ter, no mínimo, três anos de carreira e experiência relevante na área de atuação. 

Na FIA Business School, há os MBAs especializados, que também são recomendados para profissionais que já tenham alguma experiência profissional e que queiram se aprofundar em gestão e liderança, se especializando em diferentes áreas do negócio, como Finanças, Marketing, Gestão de Pessoas, Inovação e outras.  “Temos também o MBA Executivo que é voltado para o gestor sênior, que busca ampliar sua visão estratégica dos negócios, uma visão conjunta e integrada dos negócios, além de liderança em âmbito global”, explica Renata Spers, coordenadora e professora da FIA Business School.

Sem limites geográficos

Para os alunos que querem ampliar a experiência durante o MBA, há instituições que oferecem a oportunidade de fazer parte da formação no exterior. Na FGV, por exemplo, há módulos internacionais presenciais de uma semana e módulos internacionais via Zoom (Live).  Para Lemos, da FGV, a opção pode representar um diferencial em futuras seleções de emprego. “O MBA que o aluno realizou, inclusive onde realizou, tem bastante importância na seleção que as empresas fazem para a contratação dos executivos.”

Um dos diferenciais da formação na FIA Business School é o MBA Executivo Internacional que, segundo Renata, tem um dos grupos de participantes mais experientes do mundo. “Contamos com gestores seniores que se preparam para liderar empresas no Brasil e exterior. Estes executivos trocam experiências e fazem negócios ao longo do curso, além de ganharem uma visão global nas imersões nas Américas, Europa e Ásia”, afirma. 

No MBA Executivo, o participante pode escolher entre quatro imersões internacionais (Europa, Estados Unidos, Israel e Ásia). No Americas MBA, entretanto, o aluno realiza a segunda metade do curso por meio de quatro imersões nas Américas (Canadá, México, Estados Unidos e Brasil). “Estes programas permitem que o executivo vivencie uma experiência multicultural sem precisar deixar o emprego. As imersões internacionais proporcionam uma visão dos países visitados, oportunidades de negócios, e ajudam o executivo a desenvolver uma mentalidade global”, salienta Renata, da FIA Business School.