Um curso de MBA pode contribuir de forma intensiva na carreira profissional, indo além de uma simples formação.
A especialização pode ser uma porta para o profissional se destacar no mercado de trabalho. Por conta disso, em geral, a recomendação das instituições é que, além da formação universitária, o interessado também tenha acumulado alguma experiência. Segundo Lemos, na FGV, o pré-requisito é ter, no mínimo, três anos de carreira e experiência relevante na área de atuação.
Na FIA Business School, há os MBAs especializados, que também são recomendados para profissionais que já tenham alguma experiência profissional e que queiram se aprofundar em gestão e liderança, se especializando em diferentes áreas do negócio, como Finanças, Marketing, Gestão de Pessoas, Inovação e outras. “Temos também o MBA Executivo que é voltado para o gestor sênior, que busca ampliar sua visão estratégica dos negócios, uma visão conjunta e integrada dos negócios, além de liderança em âmbito global”, explica Renata Spers, coordenadora e professora da FIA Business School.
Sem limites geográficos
Para os alunos que querem ampliar a experiência durante o MBA, há instituições que oferecem a oportunidade de fazer parte da formação no exterior. Na FGV, por exemplo, há módulos internacionais presenciais de uma semana e módulos internacionais via Zoom (Live). Para Lemos, da FGV, a opção pode representar um diferencial em futuras seleções de emprego. “O MBA que o aluno realizou, inclusive onde realizou, tem bastante importância na seleção que as empresas fazem para a contratação dos executivos.”
Um dos diferenciais da formação na FIA Business School é o MBA Executivo Internacional que, segundo Renata, tem um dos grupos de participantes mais experientes do mundo. “Contamos com gestores seniores que se preparam para liderar empresas no Brasil e exterior. Estes executivos trocam experiências e fazem negócios ao longo do curso, além de ganharem uma visão global nas imersões nas Américas, Europa e Ásia”, afirma.
No MBA Executivo, o participante pode escolher entre quatro imersões internacionais (Europa, Estados Unidos, Israel e Ásia). No Americas MBA, entretanto, o aluno realiza a segunda metade do curso por meio de quatro imersões nas Américas (Canadá, México, Estados Unidos e Brasil). “Estes programas permitem que o executivo vivencie uma experiência multicultural sem precisar deixar o emprego. As imersões internacionais proporcionam uma visão dos países visitados, oportunidades de negócios, e ajudam o executivo a desenvolver uma mentalidade global”, salienta Renata, da FIA Business School.