Realização:

Estadão

Produção:

Blue Studio

Not business as usual

Por Friedemann Schulze-Fielitz

Tradicionalmente, as instituições de ensino superior foram projetadas para ser a âncora da sociedade, para nos proteger de mudanças rápidas ao nos fundamentar em nossos princípios e nossa história. No entanto, a pandemia desencadeou um processo de mudança em universidades e escolas de negócios em todo o mundo, e é fascinante ver como o cenário do MBA está mudando neste contexto.

O tema da última conferência anual da EFMD foi “not business as usual” e reuniu centenas de profissionais de escolas de negócios de 49 países. O sentimento geral era que as escolas de negócios ainda estão buscando entender este novo contexto e estão adaptando suas ofertas conforme a nova realidade. A pandemia parece ter sido um grande catalisador para mudanças em diversos níveis diferentes. E o que isso significa para o mercado mundial do MBA?

O ensino digital e online veio para ficar e será um elemento importante nos currículos dos programas das escolas de negócios. Haverá uma variedade maior de ofertas de programas, desde totalmente online até totalmente presencial. Embora a mudança inicial em direção ao ensino online, que mencionei em contribuições anteriores ao Guia do MBA, em grande parte tenha sido apenas a de transferir o conteúdo de um curso presencial para o Zoom ou plataformas semelhantes, a reconfiguração do ensino online pode ir muito além disso. Por exemplo, as escolas começam a desenvolver estratégias de transformação digital que adaptam como o conteúdo é ensinado para acomodar a forma distinta com que os alunos se comportam e aprendem no ambiente online.

Além disso, no cenário da educação empresarial e da transformação digital e tecnológica em que nossas sociedades globais se encontram, novos atores e colaboradores estão influenciando na reestruturação dos cursos e programas que as escolas de negócios oferecem. Um exemplo dessa influência seria o advento de certificações progressivas, e alguns exemplos entre tantos outros de atores não acadêmicos são LinkedIn Learning, Coursera ou 2U.

A tecnologia é apenas uma faceta das mudanças que estamos experimentando

No entanto, a tecnologia é apenas uma faceta das mudanças que estamos experimentando, e não é por coincidência que a pandemia e a transformação tecnológica trouxeram outros temas para o centro do debate. Por exemplo, as preocupações com a saúde mental e o bem-estar afetaram muitos de nós durante a pandemia e, para as escolas de negócios, tornaram-se tópicos muito relevantes. Algumas escolas integram esses tópicos em seu currículo, oferecem cursos ou criaram equipes para cuidar do bem-estar dos alunos e professores, pois isso se torna uma questão cada vez mais urgente nestes tempos de incerteza.

Este período de incertezas pode lançar as bases para uma agenda ainda mais ampla para as escolas de negócios e como elas enxergam seu papel na sociedade. Alguns argumentam que o combate à pandemia pode ser apenas o precursor para enfrentar questões globais como a mudança climática. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sua implementação e o que isso significa para os negócios se tornaram mais comuns nas salas de aula das escolas de negócios, também como uma resposta às preocupações globais e sociais trazidas pelos alunos.

Em conclusão, o mundo do MBA está em trânsito no momento e é fundamental para os alunos, professores e funcionários permanecerem flexíveis ​​e enxergarem essas mudanças como grandes oportunidades para se manterem relevantes, fornecendo habilidades e conhecimentos necessários e propostas alinhadas com as mudanças em nossas sociedades.

Friedemann Schulze-Fielitz é diretor da EFMD Global Network, organização sem fins lucrativos presente em 90 países e focada no desenvolvimento de boas práticas de gestão