Realização:

Estadão

Produção:

Blue Studio

Modelo de ensino pós-pandemia mescla presencial e remoto

Opções contemplam expectativa de quem está com saudade do olho no olho, mas também de quem aprovou a experiência online

A pandemia está fazendo surgir uma nova categoria de cursos de MBA, em que os alunos poderão escolher livremente entre acompanhar uma aula na sala ou a distância. “É o meio-termo entre o curso presencial e o curso gravado, as opções que tínhamos até então”, descreve Maurício Jucá, diretor acadêmico da Fundação Instituto de Administração (FIA).

A grande motivação é proporcionar flexibilidade para clientes que apreciaram a oportunidade de trabalhar e de estudar remotamente durante a pandemia. Assim, diante de qualquer impossibilidade de comparecer à aula, o aluno ou a aluna tem sempre a opção de acompanhá-la remotamente. Pode parecer algo básico, mas, antes da covid-19, tal nível de flexibilidade não estava disponível na educação executiva, principalmente porque não havia a cultura de naturalizar esse tipo de interação, tanto por parte do corpo docente quanto dos próprios estudantes.

Assim como ocorreu com o trabalho remoto, a crise sanitária contribuiu para superar uma série de barreiras e preconceitos em relação ao ensino online. E muitas dessas mudanças vieram para ficar – o ano de 2022 será de construção das melhores combinações entre presencial e online.

A Fundação Getúlio Vargas (FGV) está consolidando duas novas categorias de cursos MBA – live e blended –, que se somam às opções anteriores, presencial e online. Os cursos do tipo live têm todas as aulas por videoconferência, ao vivo, com interações em tempo real, enquanto o formato blended combina aulas presenciais e a distância – em cada disciplina, são dez horas-aula presenciais, dez a distância ao vivo e quatro online.

“A crise nos mostrou que há demanda para diferentes metodologias e até mesmo para uma combinação entre elas, como é o caso do MBA blended”, diz o professor Paulo Mattos de Lemos, diretor de Educação Executiva da FGV em São Paulo. Com os dois novos cursos que acabam de ser lançados – MBA em Saneamento (presencial) e MBA Executivo com ênfase em Gestão Comercial e Vendas (online) –, a escola soma 131 opções de MBAs, sempre com 432 horas-aula.

Como adaptação aos novos tempos, as salas de aula das principais escolas de negócios vêm sendo equipadas com recursos que potencializam a experiência remota, a exemplo de conjuntos de câmeras que acompanham automaticamente os deslocamentos dos professores pela sala, incluindo a captação do som. Projeta-se uma evolução rápida desses recursos, especialmente com a disseminação da realidade aumentada, que reduzirá ainda mais as diferenças entre estar de fato num local e não estar.

 

Experiência de compartilhar espaço continua valorizada

No caso dos cursos internacionais de MBA, a tendência é de manutenção dos padrões anteriores à pandemia, uma vez que a experiência de viver em outro país é tão relevante quanto o conteúdo. O MBA Internacional do Insper, por exemplo, prevê a escolha de duas learning expeditions entre quatro possibilidades: Europa, Ásia, Oriente Médio (Israel) e Vale do Silício, nos Estados Unidos.

Outras instituições tendem a manter o perfil predominantemente presencial dos seus cursos. No caso do Coppead, além do MBA Executivo clássico, há um MBA específico na área de Finanças e alguns cursos post-MBA, voltados a profissionais que fizeram MBA no próprio Coppead ou em outras instituições de ponta e gostariam de se aprofundar em uma das seguintes ênfases: Valuation, Estratégia, Gestão de Saúde ou Inovação e Design Thinking,

O Insper manterá o perfil presencial de seus cursos clássicos de MBA – Executivo, Finanças, Gestão Pública e Internacional –, mas vai disponibilizar também cursos 100% online. “Temos a demanda de quem mora em outros lugares ou se adaptou muito bem ao online, mas decidimos que vamos separar claramente esse público do presencial, em vez de tentar agradar a todos com uma oferta única”, descreve o coordenador David Kallás.

A Fundação Dom Cabral manterá o formato blended do MBA Executivo que já estava vigente antes da pandemia, com 500 horas presenciais e 1.000 horas online, cumpridas num modelo de conexão permanente com a plataforma de ensino a distância. Com 19 meses de duração, o curso abre cerca de 200 vagas por ano.