Artigo
Veja opções na hora de fazer MBA
15 out 2024
É importante analisar a metodologia do MBA para ter o melhor aproveitamento
A metodologia é o conjunto de técnicas utilizadas pelo professor para conduzir a aula a orientar o aprendizado dos alunos. O superintendente de educação executiva da Fundação Getulio Vargas, Paulo Sérgio Coelho, explica que os métodos podem ser divididos em dois grupos:
O primeiro é a metodologia clássica, também chamada de expositiva, na qual o professor apresenta o conteúdo de forma verbal, enquanto o aluno anota os destaques que preferir e faz perguntas se sentir necessidade.
A metodologia ativa exige que os alunos tenham autonomia e participem da construção da aula. O professor é responsável por propor dinâmicas e debates, mas os estudantes precisam ir atrás do conhecimento.
“A metodologia clássica é a mais comum, porque é um sistema utilizado desde a alfabetização, não exige adaptação. Mas a metodologia ativa pode oferecer um aprendizado maior, já que a criatividade e a capacidade de criar soluções são estimuladas com frequência”, Paulo Sérgio Coelho, superintendente de educação executiva da FGV
Coelho também afirma que as disciplinas ativas permitem que o profissional tenha um aprendizado mais direcionado aos seus interesses, já que ele pode inserir o tema das aulas nos problemas do seu dia a dia de trabalho.
Quais os principais tipos de metodologia ativa?
O método clássico está presente na maior parte das instituições de ensino e não permite grandes variações, diferentemente da metodologia ativa, que tem mais de dez formas de ser aplicada.
Coelho destaca dois modelos frequentes em MBAs:
Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas): Aulas com foco na resolução de problemas. O professor cria uma situação e os alunos precisam encontrar soluções práticas e estratégicas.
Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos): Segue a mesma linha de aprendizagem, mas os estudantes são desafiados a desenvolver projetos.
“O professor deixa a posição de dono do conhecimento para ser um auxiliador. O aluno é responsável por buscar o conteúdo, entender quais perguntas devem ser feitas e como encontrar as respostas. É um exercício que ajuda a consolidar o aprendizado”, Paulo Sérgio Coelho
Existe ainda o estudo de caso, onde o aluno analisa as variáveis de uma situação, que pode funcionar como uma ferramenta expositiva ou ativa.
Coelho explica que, apesar de antigo, o método ainda é muito utilizado por desafiar os alunos a buscarem soluções e esclarecerem dúvidas.
Como descobrir qual a melhor metodologia para você?
Os MBAs costumam mesclar disciplinas ativas com aulas expositivas, o que faz com que seja necessário estar preparado para lidar com os dois métodos.
Coelho explica que o profissional precisa analisar o programa para saber se a grade dá prioridade para a metodologia que melhor se adapta às suas necessidades.
Três reflexões podem ajudar a entender o seu perfil:
Você prefere saber do tema da aula com antecedência e se preparar para debates, discussões e atividades ou prestar atenção nas falas do professor e fazer exercícios de reforço pontuais e provas?
Você pode dedicar muitas horas do seu dia aos estudos e projetos ou precisa otimizar o tempo para balancear com outras obrigações, como trabalho e família?
Você se considera uma pessoa dinâmica, prática e direta ou analítica, racional e ponderada?
“Acredito que a tendência é ter cada vez mais opções com foco em disciplinas ativas, já que a adaptação do conteúdo aprendido para o ambiente de trabalho é melhor”, Paulo Sérgio Coelho
Metodologia interfere na hora da contratação?
Apesar de ser fundamental para um bom aproveitamento das aulas, a metodologia do MBA não é um fator que interfira na hora da contratação.
Para o diretor-executivo da consultoria Michael Page, Lucas Oggiam, o que realmente conta é o conhecimento que o profissional adquiriu e como ele sabe aplicar isso na prática.
Oggiam acredita que o importante é buscar por um sistema que ajude a entender como transformar a teoria em prática. Ele considera que a instituição escolhida tem um peso muito maior do que a metodologia.
“O tema do MBA pode até não impactar diretamente na área de atuação, mas, se a instituição escolhida tiver uma boa reputação, o profissional ganha um diferencial”, explica.
Veja opções na hora de fazer MBA
Foto: Right 3 – stock.adobe.com
leia também
-
Headhunter ratifica o valor da inteligência emocional nos cargos de liderança
Diretora de recrutamento executivo da Robert Half estima que as habilidades emocionais devem seguir como fatores decisivos na seleção de profissionais para cargos do alto escalão -
Ego como o grande vilão da liderança
Fatima Zorzato compartilha as habilidades de lideranças bem-sucedidas e aponta como a educação executiva pode desenvolver profissionais em carreiras avançadas -
Ambiente corporativo saudável é essencial para uma gestão sustentável e eficiente
A saúde mental dos profissionais de administração tem se tornado uma preocupação crescente nos últimos anos, […]