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Veja opções na hora de fazer MBA
15 out 2024
É importante analisar a metodologia do MBA para ter o melhor aproveitamento
A metodologia é o conjunto de técnicas utilizadas pelo professor para conduzir a aula a orientar o aprendizado dos alunos. O superintendente de educação executiva da Fundação Getulio Vargas, Paulo Sérgio Coelho, explica que os métodos podem ser divididos em dois grupos:
O primeiro é a metodologia clássica, também chamada de expositiva, na qual o professor apresenta o conteúdo de forma verbal, enquanto o aluno anota os destaques que preferir e faz perguntas se sentir necessidade.
A metodologia ativa exige que os alunos tenham autonomia e participem da construção da aula. O professor é responsável por propor dinâmicas e debates, mas os estudantes precisam ir atrás do conhecimento.
“A metodologia clássica é a mais comum, porque é um sistema utilizado desde a alfabetização, não exige adaptação. Mas a metodologia ativa pode oferecer um aprendizado maior, já que a criatividade e a capacidade de criar soluções são estimuladas com frequência”, Paulo Sérgio Coelho, superintendente de educação executiva da FGV
Coelho também afirma que as disciplinas ativas permitem que o profissional tenha um aprendizado mais direcionado aos seus interesses, já que ele pode inserir o tema das aulas nos problemas do seu dia a dia de trabalho.
Quais os principais tipos de metodologia ativa?
O método clássico está presente na maior parte das instituições de ensino e não permite grandes variações, diferentemente da metodologia ativa, que tem mais de dez formas de ser aplicada.
Coelho destaca dois modelos frequentes em MBAs:
Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problemas): Aulas com foco na resolução de problemas. O professor cria uma situação e os alunos precisam encontrar soluções práticas e estratégicas.
Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos): Segue a mesma linha de aprendizagem, mas os estudantes são desafiados a desenvolver projetos.
“O professor deixa a posição de dono do conhecimento para ser um auxiliador. O aluno é responsável por buscar o conteúdo, entender quais perguntas devem ser feitas e como encontrar as respostas. É um exercício que ajuda a consolidar o aprendizado”, Paulo Sérgio Coelho
Existe ainda o estudo de caso, onde o aluno analisa as variáveis de uma situação, que pode funcionar como uma ferramenta expositiva ou ativa.
Coelho explica que, apesar de antigo, o método ainda é muito utilizado por desafiar os alunos a buscarem soluções e esclarecerem dúvidas.
Como descobrir qual a melhor metodologia para você?
Os MBAs costumam mesclar disciplinas ativas com aulas expositivas, o que faz com que seja necessário estar preparado para lidar com os dois métodos.
Coelho explica que o profissional precisa analisar o programa para saber se a grade dá prioridade para a metodologia que melhor se adapta às suas necessidades.
Três reflexões podem ajudar a entender o seu perfil:
Você prefere saber do tema da aula com antecedência e se preparar para debates, discussões e atividades ou prestar atenção nas falas do professor e fazer exercícios de reforço pontuais e provas?
Você pode dedicar muitas horas do seu dia aos estudos e projetos ou precisa otimizar o tempo para balancear com outras obrigações, como trabalho e família?
Você se considera uma pessoa dinâmica, prática e direta ou analítica, racional e ponderada?
“Acredito que a tendência é ter cada vez mais opções com foco em disciplinas ativas, já que a adaptação do conteúdo aprendido para o ambiente de trabalho é melhor”, Paulo Sérgio Coelho
Metodologia interfere na hora da contratação?
Apesar de ser fundamental para um bom aproveitamento das aulas, a metodologia do MBA não é um fator que interfira na hora da contratação.
Para o diretor-executivo da consultoria Michael Page, Lucas Oggiam, o que realmente conta é o conhecimento que o profissional adquiriu e como ele sabe aplicar isso na prática.
Oggiam acredita que o importante é buscar por um sistema que ajude a entender como transformar a teoria em prática. Ele considera que a instituição escolhida tem um peso muito maior do que a metodologia.
“O tema do MBA pode até não impactar diretamente na área de atuação, mas, se a instituição escolhida tiver uma boa reputação, o profissional ganha um diferencial”, explica.
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