Artigo
O impacto e as oportunidades da IA para os MBAs
Por Friedemann Schulze-Fielitz
22 nov 2024
Os programas de MBA têm como objetivo fornecer as habilidades e os conhecimentos que o mercado de trabalho busca. Portanto, é natural que transformações significativas, como o avanço da inteligência artificial generativa, estejam sendo analisadas pelas escolas de negócios. E isso vai muito além de responder à pergunta inicial sobre como tratar os alunos que usam o ChatGPT para suas tarefas.
Como estamos no início dessa mudança, é difícil ainda mensurar o seu impacto, mas ela será sem dúvida significativa. Não é à toa que as políticas de IA, suas aplicações e as consequências éticas estão no centro das discussões dos líderes dos programas de MBA. Se tomarmos como referência as conferências da EFMD Global, um dos fóruns de debate mais importantes no setor de escolas de negócios, não houve um evento desde o início de 2023 que não tenha abordado o tema IA.
E o que podemos recomendar para alguém que busca um programa de MBA? Confira as dicas a seguir de como se preparar para as inovações:
1. Abrace a IA – Existem muitas previsões sobre como a IA vai transformar indústrias e eliminar muitos empregos. Isso é verdade, porém uma maneira de encarar isso é que pessoas que sabem usar a IA podem ter um lugar garantido. Portanto, abrace essa tecnologia.
2. Encontre um programa e uma escola que compreendam a IA – Uma coisa é ter matérias no currículo que abordem diretamente a IA; outra é ter a IA integrada na sua experiência pedagógica ao longo de todo o programa. Avalie se é esperado que você use ferramentas de IA com regularidade e de que forma essa integração pode incrementar o seu conhecimento e, consequentemente, o seu desempenho no curso.
3. Qual o seu diferencial? – A IA superará e substituirá humanos em muitas tarefas analíticas e em funções de trabalho. Então, uma pergunta importante é: como você se diferencia da IA? Criatividade, consciência do contexto, julgamento refinado e inteligência emocional são respostas comuns para essa questão. Assim, a próxima pergunta que você deve fazer é: como seu programa de MBA o ajuda a desenvolver essas habilidades?
Vale ressaltar que, como a IA já faz parte do nosso presente, os programas de MBA não podem se privar de ofertá-la aos alunos. Portanto, ao decidir qual programa escolher, procure saber como sua escola aborda a IA e de que forma essa habilidade irá somar ao seu currículo.
Friedemann Schulze-Fielitz, diretor da EFMD Global Network Americas & Business School Services
leia também
-
Headhunter ratifica o valor da inteligência emocional nos cargos de liderança
Diretora de recrutamento executivo da Robert Half estima que as habilidades emocionais devem seguir como fatores decisivos na seleção de profissionais para cargos do alto escalão -
Ego como o grande vilão da liderança
Fatima Zorzato compartilha as habilidades de lideranças bem-sucedidas e aponta como a educação executiva pode desenvolver profissionais em carreiras avançadas -
Ambiente corporativo saudável é essencial para uma gestão sustentável e eficiente
A saúde mental dos profissionais de administração tem se tornado uma preocupação crescente nos últimos anos, […]