Despreparo de lideranças: como fazer para superar esse desafio nas empresas?
4 nov 2024
Problema capaz de causar grandes estragos, o despreparo de lideranças exige um combate estratégico e eficaz por parte dos departamentos de RH
Por Estadão Blue Studio Express
Tema delicado dentro de muitas empresas, o despreparo de lideranças costuma causar estragos longos e duradouros na gestão. Como um câncer, o problema no início pode passar praticamente despercebido, gerando prejuízos sutis.
Entretanto, aos poucos, compromete significativamente as equipes, os resultados e, consequentemente, o cofre da companhia. Em determinadas situações, a correção dos estragos causados exige tempo, assim como um grande esforço para colocar o “trem nos trilhos” mais uma vez.
Essa dor do mercado, aliás, foi destacada como um dos grandes desafios da atualidade por muitos profissionais de Recursos Humanos (RH) durante a 50.ª edição do CONARH, realizada em São Paulo.
Apesar do problema conhecido, a solução não é tão simples. Afinal, o tempo de carreira de muitos líderes e, até mesmo, questões relacionadas com a vaidade costumam dificultar os esforços para mudar este cenário.
O caminho também não é promover uma “caça às bruxas” nas companhias. Muito pelo contrário. Com conhecimento e estratégia, é possível direcionar os esforços para o desenvolvimento destes profissionais.
Mas como conseguir esse feito da melhor forma possível? Certamente, tudo começa pelo conhecimento mais apurado sobre o assunto.
Problemas causados pelo despreparo de lideranças
Antes de abordarmos as soluções, é importante conhecer sobre os diversos problemas causados pelo despreparo de lideranças.
Dados do mercado demonstram que esta é uma das principais causas da saída de colaboradores. Consequentemente, isso aumenta o turnover de forma significativa, comprometendo a produção e as finanças da companhia.
Outro problema relacionado com o despreparo de líderes é a piora do quadro de saúde mental dos funcionários, o que aumenta os afastamentos médicos e também compromete os resultados.
Hoje, a Síndrome do Burnout tem o excesso de trabalho e de cobranças entre as principais causas. Esse esgotamento profissional compromete de forma significativa a saúde do colaborador.
Os problemas ligados à saúde mental, aliás, foram incluídos no rol de doenças relacionadas ao trabalho. Dessa forma, em caso de afastamento, o colaborador poderá contar com estabilidade de 12 meses depois de receber alta médica.
O tema também está conectado a diversos casos de assédio moral. Só para ter uma ideia, 6,4 mil ações em média são recebidas mensalmente pela Justiça do Trabalho relacionadas ao assunto, de acordo com balanço do tribunal.
Solução para o despreparo de lideranças
Despreparados, muitos líderes assumem o cargo por conta da senioridade, mas sem receberem um treinamento apropriado. Consequentemente, eles não adquirem conhecimento suficiente para gerir pessoas e conflitos, causando graves estragos na produtividade e na qualidade das equipes.
Essa falta de habilidade de determinados colaboradores alçados à liderança cria um ambiente corporativo tóxico, prejudicial para os funcionários e também para a empresa.
Além de comprometer o ambiente interno, os problemas ligados com o despreparo de lideranças também atingem a imagem da empresa, refletindo em clientes, parceiros, fornecedores, entre outros.
Por conta dos estragos causados, é preciso tomar uma atitude. Isso, claro, não significa trocar todos os líderes ou começar tudo do zero. Até pelo vasto conhecimento operacional, esses colaboradores necessitam de qualificação para desempenharem a função de líder com a qualidade desejada.
Esse trabalho exige um olhar especial por parte dos departamentos de recursos humanos, em um processo de gestão de líderes.
Até mesmo para superar possíveis barreiras institucionais impostas, um caminho seguro é buscar o suporte de um parceiro experiente, capaz de contribuir na construção e implementação de uma estratégia eficaz de desenvolvimento dos líderes.
Atualmente, existem algumas opções atrativas no mercado que auxiliam de forma prática e efetiva nesse processo. Quer um exemplo? Além de desenvolver treinamentos e mentorias de liderança, a CUP RH lançou recentemente a CUPFLIX.
A solução é uma plataforma de treinamentos online. De forma prática e didática, os participantes têm acesso a trilhas prontas ou personalizadas de acordo com as demandas da empresa.
Com o auxílio da tecnologia, portanto, é possível desenvolver um programa capaz de qualificar as lideranças. Isso, claro, com o suporte de especialistas no assunto.
Despreparo de lideranças: como fazer para superar esse desafio nas empresas?
Fonte: Adobe Stock