METODOLOGIA
Metodologia
PESOS E MEDIDAS
O que é considerado no levantamento dos cursos
» NETWORKING
Ampliação dos contatos que contribuem para acesso a informações atualizadas e novas oportunidades de trabalho e promoções (cargos de liderança, atividades para ex-alunos, tempo de existência do curso, quantidade de alunos graduados, centro de apoio à carreira).
» CONHECIMENTO
Objetivos e conteúdo atualizados por professores experientes, modelos de aprendizagem com metodologias que permitem a troca de conhecimentos entre alunos e docentes de forma aplicada à dinâmica do mercado (carga horária, experiência profissional dos participantes, participantes com cargos de liderança, número de disciplinas e perfil dos docentes).
» PROCESSO SELETIVO
Requisitos de informações e instrumentos para análise das características dos candidatos com o intuito de admitir participantes dentro do perfil do curso (experiência mínima exigida, testes, entrevista, análise curricular e cartas de recomendação).
» VIVÊNCIA INTERNACIONAL
Exposição a outras culturas, mercados e geografias, contribuindo para aumentar a maturidade, a flexibilidade e a capacidade de comunicação e adaptação a mudanças e ao entendimento da diversidade global (obrigatoriedade e duração dos módulos, número de participantes enviados, presença de estudantes e professores estrangeiros, idioma principal do curso e presença em rankings internacionais).
» SELOS DE QUALIDADE
Selos de qualidade obtidos e em processo, específicos para cursos de MBA ou Escolas de Negócios (AACSB, Amba, Anamba, Equaa e Equis).
Critérios Relacionados
Cada um dos atributos é composto por determinados critérios. Colocados em um algoritmo, esses critérios recebem tratamento estatístico e geram, para cada atributo, ícones de classificação que vão de zero a cinco estrelas. Essa informação é considerada eficiente para a tomada de decisão porque mostra o que se destaca em cada um dos cursos apresentados.
Ícones
O que determina o número de ícones ao lado de cada atributo? Alguns dos critérios são objetivos. É o caso de “selos de qualidade”.
Como na obtenção de uma certificação ISO (conjunto de normas padronizadas de funcionamento), esse tipo de certificação é dado por instituições credenciadas, após um processo rigoroso de auditoria. Outros atributos, porém, têm critérios menos exatos. Para medir a força do networking, por exemplo, são considerados: posição hierárquica dos alunos, tamanho da classe, tempo de existência do curso, interação com ex-alunos, etc.
CERTIFICAÇÃO GARANTIDA
O Guia de Pós-Graduação e MBA mantém a parceria estratégica com a CV Trust, empresa europeia que, desde 2013, desenvolve uma solução focada na armazenagem segura e certificação digital de documentos acadêmicos, chamada Smart Certificate.
Com esse processo, a segurança e a credibilidade dos documentos que apresentam os resultados são garantidas.
CONSELHO CONSULTIVO
O conselho consultivo é composto por especialistas reconhecidos pelo mercado, que acompanham o trabalho e dão seu aval sobre a metodologia de elaboração do guia. São profissionais de algumas das principais associações que zelam pela qualidade e excelência dos cursos, bem como pelo desenvolvimento da competitividade brasileira.
CONSELHEIROS DO GUIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E MBA
Armando Dal Colletto
Coordenador do Estadão Guia de pós graduação e MBA, presidenteda Associação Nacional de MBA São Paulo (Anamba), diretor acadêmico do Institute of Performance and Leadership (IPL), presidente do Instituto Prospectiva (Inspro) .
Alessandra Costenaro Maciel
Ph.D e presidente do conselho da Associação Nacional de MBA São Paulo (Anamba), docente, mentora e empresária.
Friedemann Schulze-Fielitz
Director, Business School Services do European Foundation for Management Development (EFMD).