28 de outubro de 2020
Muitos pais se preocupam em garantir um futuro tranquilo para os filhos, pagando os estudos e até mesmo mantendo uma reserva financeira. Por vezes, o investimento começa assim que as crianças nascem. Mas com tantas opções no mercado financeiro, qual modalidade pode ser mais segura e rentável?
Para o economista Felipe Mendonça, o primeiro passo é abrir uma conta no nome da criança. Dessa forma, no caso da morte do responsável, o menor não ficará desamparado. “Muitas vezes os pais investem no próprio nome e, infelizmente, no caso de falecimento o investimento entra em inventário e divisão de bens”.
Mendonça explica que depois de abrir uma conta em uma corretora de valores é possível investir em diversos produtos, como renda fixa e tesouro direto. “Sempre alerto que a poupança não é melhor opção. Além da rentabilidade não ser vantajosa, em tempos de taxa Selic menor no patamar histórico, ela pode perder para a inflação. Ou seja, não é investimento”. Por sua vez, os títulos do Tesouro Direto rendem mais que a poupança e são mais seguros ao consumidor.
Médio e longo prazo
Como o objetivo é investir no futuro dos filhos e também garantir um bom pé de meia, os pais podem optar por investimentos de médio e longo prazo. “A ideia aqui é não mexer no dinheiro dos filhos. Pelo contrário, a construção do patrimônio tem função de ser utilizada lá na frente, quando as crianças atingem a maioridade, por exemplo”.
E se o tempo de sobra para investir é benefício, Mendonça aconselha opções como títulos do Tesouro Direto de médio e longo prazo, fundos multimercado e ações. “Ter uma reserva financeira desde cedo é a melhor solução para que a falta de dinheiro não seja um empecilho. É importante que os responsáveis estudem todas as modalidades de investimentos e saibam que a carteira dos filhos pode e deve ser bem diferente da carteira de investimentos dos pais”.
Por fim, é sempre importante lembrar a máxima: “nunca deixe todos os ovos em uma mesma cesta”. Diversificação é a palavra de ordem para quem investe. Contar com a ajuda de especialistas também é importante, permitindo assim encontrar o melhor caminho e traçar uma estratégia.