Como foram definidos os melhores bancos

Os critérios utilizados para classificar as principais empresas do segmento em cinco categorias

O anuário Finanças Mais apresenta uma radiografia das instituições líderes do setor financeiro no País, com base na análise realizada das demonstrações financeiras publicadas em seus respectivos balanços de 2018. Foram extraídas informações quantitativas e qualitativas, a partir das quais se elaborou um ranking para demonstrar a melhor e mais equilibrada instituição financeira em cada categoria. A classificação das empresas foi elaborada pela Austin Rating, consultoria reconhecida por sua tradição e competência na análise do setor financeiro.

 

METODOLOGIA UTILIZADA EM BANCOS
Saiba mais

Análise baseada em balanços financeiros classifica as instituições do segmento em cinco categorias

Com base em informações tanto quantitativas quanto qualitativas, o ranking apresentado pelo anuário Finanças Mais elenca as melhores e as mais equilibradas instituições financeiras do País em 2018. Em cinco categorias, a radiografia publicada nas próximas páginas parte da análise feita sobre as demonstrações financeiras de cada instituição, que constam dos respectivos balanços de 2018. A classificação dos bancos foi elaborada pela Austin Rating, consultoria reconhecida por sua tradição e competência na análise do setor financeiro nacional.

Metodologia utilizada em bancos

As instituições foram divididas em cinco grupos de acordo com o nicho de atuação:
• Atacado e Negócios
• Financiamento
• Middle Market
• Montadoras e Grupos
• Varejo

Entenda a metodologia usada para elencar as principais empresas bancárias que atuam no País

Crescimento
Por meio da evolução das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (carteira de crédito, ativos, patrimônio líquido, receita de crédito e receita de serviços), no período compreendido entre dezembro/2017 e dezembro/2018, organizou-se o ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada banco. Os pontos desse quesito têm peso 1.

Liderança de Mercado
Composto pela relação do total de ativos da instituição com o total de ativos do segmento, pontuando de acordo com o grau de concentração. Os pontos desse quesito têm peso 1.

Desempenho
Com o uso de indicadores de desempenho para avaliar solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo, organizou-se o ranking em ordem crescente (custo operacional e eficiência) e decrescente (capitalização, liquidez imediata, geração de rendas e rentabilidade do patrimônio líquido), pontuando de acordo com a posição de cada banco. Os pontos desse quesito têm peso 2. O somatório dos pontos nos quesitos aponta o melhor banco em seu segmento de atuação.

 

METODOLOGIA UTILIZADA EM CORRETORAS E DISTRIBUIDORAS
Saiba mais

O ranking foi organizado a partir de pontuação, por meio da evolução nos seguintes itens:

Crescimento
Com base na evolução das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (patrimônio líquido e receita de serviços), no período compreendido entre dezembro/2017 e dezembro/2018, organizou-se o ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os pontos desse quesito têm peso 1.

Patrimônio Líquido
Estruturado de forma decrescente, de acordo com o volume. Os pontos desse quesito têm peso 1.

Desempenho
Por meio de indicadores de desempenho, para avaliar margem, rentabilidade e custo, organizou-se o ranking em ordem crescente (eficiência e custo operacional) e decrescente (rentabilidade do patrimônio líquido e margem líquida), pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os indicadores de desempenho têm peso 2.

 

METODOLOGIA UTILIZADA EM LEASING E FINANCEIRAS
Saiba mais

A soma de pontos foi feita com base no desempenho das empresas, em diferentes itens:

Crescimento
Por meio da evolução das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (carteira de crédito, patrimônio líquido e receita com operações de crédito), no período compreendido entre dezembro/2017 e dezembro/2018, organizou-se o ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os pontos desse quesito têm peso 1.

Patrimônio Líquido
Organizado de forma decrescente, de acordo com o volume. Os pontos desse quesito têm peso 1.

Desempenho
Com o uso de indicadores de desempenho, para avaliar solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo, organizou-se o ranking em ordem crescente (eficiência) e decrescente (capitalização, liquidez corrente, geração de rendas, rentabilidade do patrimônio líquido e margem bruta), pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os indicadores de desempenho têm peso 2.

 

METODOLOGIA UTILIZADA EM CAPITALIZAÇÃO
Saiba mais

A escolha das melhores Companhias seguradoras e de capitalização

A classificação foi organizada com base em soma de pontos, obtidos pela evolução em três itens:

Porte e Crescimento
Com a avaliação de porte das contas de maior relevância no balanço patrimonial das instituições (provisões técnicas, patrimônio líquido e receita de capitalização) e do crescimento das provisões técnicas, no período compreendido entre dezembro/2017 e dezembro/2018, organizou-se o ranking de forma decrescente, pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os pontos desse quesito têm peso 1.

Liderança de Mercado
Composto pela relação do total de receitas de capitalização da instituição com o total de receitas de capitalização do segmento, pontuando de acordo com o grau de concentração. Os pontos desse quesito têm peso 2.

Desempenho
Por meio de indicadores de desempenho para avaliar solidez, qualidade do ativo, rentabilidade e custo, organizou-se o ranking em ordem crescente (custo administrativo, custo de comercialização) e decrescente (rentabilidade do patrimônio líquido, margem operacional e provisões técnicas/receitas de capitalização), pontuando de acordo com a posição de cada instituição. Os indicadores de desempenho têm peso 2.

 

METODOLOGIA UTILIZADA EM SEGURADORAS
Saiba mais

A Austin Rating balizou a separação das instituições com base em três critérios, todos classificatórios. Foram utilizados os prêmios emitidos (apresentados pela Superintendência de Seguros Privados, Susep, autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda), as contribuições para cobertura de riscos e as rendas de contribuições.

A classificação ocorreu dentro dos diferentes grupos de atuação das empresas: seguros gerais, auto, patrimoniais, riscos financeiros, saúde (fiscalizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS) e vida & previdência.

Em seguida, com base no balanço patrimonial de 2018, foram avaliados o volume, o crescimento e o desempenho financeiro de cada grupo, medidos por meio da análise do patrimônio líquido, das provisões técnicas, das receitas com prêmios e contribuições, da estrutura de custos, das margens financeiras e da rentabilidade.

Em seguida, em cada item, foi feito o ranking do maior para o menor, pontuando de forma decrescente. A soma dos pontos mostrou a seguradora de melhor desempenho no período, em seu grupo de atuação.