Imune aos solavancos da economia que ainda assustam o País, as financeiras mantiveram o passo firme em 2018. Para este ano, as perspectivas são melhores ainda. De acordo com a Pesquisa Trimestral sobre Condições de Crédito (PTC), feita com instituições financeiras do setor privado e divulgada pelo Banco Central (BC) no fim do mês passado, haverá uma alta do saldo total de crédito neste ano de 7,2%. Em 2018, foi registrado um aumento de 5%, após dois anos seguidos de contração, conforme o BC.

De acordo com a pesquisa, o consumo das pessoas deve aumentar 8%. O Banco Central espera ainda um crescimento de 9,7% para o saldo de crédito para pessoa física e alta de 4,1% para pessoa jurídica. Em 2018, o resultado foi de 8,2% e 1,3% respectivamente.

Neste cenário, Crefisa, Todescredi e Kredilig, as mais bem colocadas no ranking Finanças Mais, provam que é possível manter um crescimento robusto em tempos de crise.

A Crefisa, líder nacional das financeiras, registrou lucro de pouco mais de R$ 1 bilhão no ano passado, uma alta de quase 1% com relação a 2017. Atenta ao mercado, a empresa aposta em uma nova identidade, passando a se apresentar como um banco em todos os seus materiais publicitários.

Leila Pereira, presidente da Crefisa, explica o novo momento da empresa: “Com essa nova campanha, mostramos quanto a Crefisa já faz parte da vida dos brasileiros. Estamos em constante evolução, buscando plataformas e tecnologias que facilitam o dia a dia do cliente. Hoje em dia, todos nós buscamos mais agilidade, mais facilidade, mais confiança e mais crédito”.

Segundo a direção da Crefisa, a busca por satisfazer o cliente é constante. “Temos como premissa básica o atendimento e a inovação, demonstrando isso em ações como: investimento constante em novas tecnologias que facilitem a interação com o público e, também, no lançamento de novos serviços e produtos visando atender a necessidade dos clientes”, informa a empresa, por meio de assessoria de imprensa.

A financeira fechou o ano passado com uma carteira de R$ 2,1 bilhões, crescimento de 1,4% se comparado com 2017. Para a empresa, os clientes que procuram a instituição estão atrás de resoluções de seus problemas financeiros de maneira rápida. “A Crefisa, entendendo isso, amplia o seu portfólio de produtos, sua atuação em novos segmentos como máquinas de pagamento, câmbio, abertura de conta corrente para pessoas físicas e jurídicas, sem esquecer do produto principal, o crédito pessoal”, diz a financeira, por meio de assessoria de imprensa.

Já a Todescredi é uma instituição criada com o objetivo de atender clientes do Grupo Todeschini, que necessitam financiar a compra de móveis planejados em toda a rede de lojas distribuídas no Brasil. A sede da empresa fica em Bento Gonçalves (RS) e recebeu autorização do Banco Central do Brasil para iniciar as suas operações em janeiro de 2008.

A empresa fechou o ano passado com R$ 2,2 milhões de lucro líquido e uma carteira de crédito de R$ 190,9 milhões, segundo o site Banco Data.

A Kredilig, terceira no ranking, trabalha como parceira comercial e correspondente bancário das Lojas Koerich, rede com destaque no varejo, com 100 pontos em todo o litoral de Santa Catarina, como explica Marcos Rosa, diretor da instituição. “Nossa missão é viabilizar as necessidades financeiras e os sonhos mais simples das pessoas, recompensando os colaboradores e comprometendo-se com o desenvolvimento da sociedade”, afirma o diretor.

A aposta para continuar crescendo –no ano passado, a empresa teve um incremento de 12% no faturamento com relação a 2017, com um lucro líquido de R$ 8,6 milhões – é o Cartão de Crédito Koerich, o CCK. “Esse produto viabiliza nosso negócio”, comenta.

Para Rosa, o cenário nacional não é uma barreira para o crescimento da empresa. “Sempre acreditamos que dá para fazer mais. Nossa estratégia é poder atender aos desejos de consumo, seja por produtos, seja por recursos financeiros por meio do cartão de crédito. Isso sempre levando em conta o nosso princípio de crédito consciente”, afirma.

 

“Estamos em constante evolução, buscando plataformas e tecnologias que facilitam o dia a dia do cliente. Buscamos mais agilidade, mais facilidade, mais confiança e mais crédito”

Leila Pereira,  presidente da Crefisa

 

7,2%

É a previsão de expansão do crédito bancário para este ano

Fonte: Banco Central

 

R$3,2

trilhões

É o volume total (estoque) de crédito bancário no País

Fonte: Banco Central

Outras Instituições Financeiras