12 de junho de 2020
O isolamento social indicado para conter os avanços da pandemia do novo coronavírus potencializou a relação do consumidor com a era digital. Seja para trabalhar, comprar ou se comunicar, as pessoas estão cada vez mais conectadas. E foi seguindo esse caminho que muitas instituições financeiras passaram a investir cada vez mais no relacionamento mais humanizado, mesmo que on-line.
Por exemplo: o BTG Pactual. A instituição, que já utilizava do formato de lives há pelo menos dois anos, soma mais de 245 mil inscritos no canal do YouTube. Por conta da pandemia, a empresa intensificou a programação de conteúdo de educação financeira nas redes sociais.
“Desde março temos levado ao público lives com nomes que são referência no mercado financeiro e empresarial, gestores de grandes fundos e autoridades políticas”, explica o sócio responsável pelo BTG Pactual digital, Marcelo Flora.
A instituição já soma 200 transmissões. Além de reforçar a marca, o BTG Pactual digital quer atrair diferentes públicos com níveis de conhecimento variados. “Entre as vantagens do formato, o conteúdo das lives nos traz um reforço de marca”.
Podcasts
O Brasil é o segundo país que mais consome podcasts. Com a linguagem de áudio cada vez mais em alta, o Itaú resolveu inovar e passou a oferecer o Podcast Itaú Views. O projeto, que surgiu há um ano, traduz os conteúdos produzidos pelas áreas de Pesquisa Macroeconômica e Equity Research em um formato mais leve, moderno e alinhado às tendências de consumo de informação.
“O modelo tem se mostrado bem-sucedido. Além do crescente aumento de acessos e número de seguidores nas plataformas de streaming, a taxa média de retenção é de 77%, muito elevada considerando que os episódios tratam de economia e finanças”, destaca o superintendente de Comunicação Corporativa do Itaú Unibanco, Leandro Modé.
Além das lives diárias, o Itaú Personnalité também possui, desde abril, um podcast diário sobre investimentos, com o nome de Investidor em Foco. O banco registra mais de 44 podcasts veiculados nas plataformas de streaming.