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O uso de inteligência artificial pelas instituições financeiras segue em alta no País. Dados da Pesquisa Febraban de Tecnologia Bancária mostram que de cada dez transações, com ou sem movimentação financeira, seis são feitas por celular ou computador. A ação tem revolucionado os serviços bancários, aproximando os bancos de seus clientes através de um atendimento cada vez mais personalizado. A parte mais visível dessa mudança pode ser vista em canais como os chatbots e assistentes virtuais.

“Da ordem de R$ 20 bilhões por ano, os investimentos dos bancos em tecnologia agora se mostram fundamentais e extremamente relevantes para que os clientes façam suas operações bancárias, sem a necessidade de ir a uma agência, com toda comodidade e segurança nas transações”, destaca Gustavo Fosse, diretor de Tecnologia e Automação Bancária da Febraban.

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Evolução constante

O investimento em tecnologia emergente não é novidade. De acordo com a associação, os bancos brasileiros sempre estiveram na vanguarda, apresentando soluções, produtos e serviços diferenciados desde a década de 1960, quando os primeiros computadores aportaram no setor financeiro. Desde então, as instituições financeiras passaram por um intenso processo de automação e de transformação digital.

Fosse explica que o atendimento por voz atualmente é o serviço em expansão. “A tecnologia também avança em áreas de backoffice, responsáveis internamente pelo apoio aos setores que lidam diretamente com os clientes, no processo de onboarding (abertura de contas) digital, reconhecimento de imagens, reconhecimento de assinaturas em cheques, financiamentos, modelos de risco de crédito e em áreas como a de recursos humanos e na jurídica, para leitura de contratos e pareceres”.

De acordo com Fosse, o uso combinado de inteligência artificial com analytics e big data ajuda a instituição financeira a interpretar as informações para que consiga oferecer serviços e produtos sob medida.

Facilidades para os clientes

Em nota, o Santander reforça que segue investindo na implementação de inteligência artificial por machine learning. “Para os clientes, seguiremos numa jornada desafiadora e superinteressante de melhoria contínua nas inteligências antifraude, Customer Relationship Management (CRM) e modelos de crédito, por exemplo”.

Segundo o comunicado, o banco tem atuado com foco para manter os canais digitais sem erros e sem interrupções. “Cerca de 95% de nossas operações já está presente em nossos canais digitais – praticamente a exceção são saques e depósitos em numerário”.