O segmento de seguros patrimonial e residencial vive dois aspectos em um momento só. De um lado, aumentou a percepção social sobre a importância de ter um bem segurado. Mas do outro, seguros geralmente se referem a bens construídos no passado recente, que no Brasil é muito marcado pela crise, pouca atividade econômica e redução de renda. “A recuperação é mais demorada porque se refere a coisas feitas no passado”, sintetiza Marcio Coriolano, presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg ).

Mas a equação entre esses dois pontos mostrou balanço positivo no início deste ano. O seguro patrimonial arrecadou R$ 3,113 milhões até março de 2019, um valor 13,24% maior que o contabilizado até março passado, apontou a publicação Conjuntura CNseg de maio.

Entre os subgrupos que compõem o segmento, estão os produtos do setor residencial, que no mesmo período teve variação positiva de 8,20%, condominial, com 1,36%, e empresarial, com aumento expressivo de 15,34%.

Por trás desses números, estão operações como a da Zurich Santander Brasil Seguros, tricampeã no ranking Finanças Mais, na categoria Seguro Patrimonial.

O crescimento de 10% sobre o ano passado se deveu à manutenção da estratégia de expandir os produtos e serviços para os pequenos e médios empresários, com faturamento inferior a R$ 20 milhões. Isso já exige um posicionamento diferente no mercado. “Temos uma base de especialistas no setor que ajudam a melhorar o serviço na ponta, direto para o cliente”, conta Alex Conrado Korner, superintendente de Produtos de Seguros Santander. Segundo o executivo, há relatos de clientes que tiveram mais condições de retomar os negócios porque estavam com suas operações mais bem protegidas, com um tipo de seguro adequado, inclusive no quesito preço.

Korner destaca aumento do uso dos canais digitais por parte dos clientes. “Hoje, 40% da assistência e abertura sobre sinistro é feita via aplicativo. O número dobrou em 2018 sobre 2017”, afirma.

Essa tendência não é uma ação isolada do consumidor, e sim fruto da interação dele com as outras indústrias que também têm forte operação digital. “Quando há boas experiências digitais com outras áreas, a busca por uma solução via aplicativo fica mais intuitiva”, acredita Korner.

A expansão da clientela deve se dar também pela proatividade dos correntistas mais ativos do Santander, que aos poucos começam a ter percepção da oferta completa de valor dos serviços financeiros e, por que não, também de seguro.

Fundada em 2005 e uma junção entre Magazine Luiza e BNP Paribas Cardif, a LuizaSeg Seguros se manteve na vice-liderança. O seguro Casa Protegida inclui proteção contra incêndio, explosão, roubo ou furto, e aos segurados oferece a Lu Ajuda por 12 meses, serviço de suporte técnico por telefone ou acesso remoto para configurar equipamentos, instalar aplicativos e deixá-los prontos para uso. Os beneficiários desse produto também podem concorrer, durante três meses seguidos, a sorteios com prêmios de R$ 5 mil pela Loteria Federal.

Quem fecha o ranking em terceiro lugar é o Itaú Seguro de Residência, que no ano passado reformulou os produtos residenciais vendidos por meio do internet banking. “Para oferecermos produtos que atendam às necessidades do nosso público, o seguro comercializado no formato online ganhou mais customização e usabilidade”, afirma Jarbas Medeiros, superintendente de Itaú Auto e Residência.

Já os produtos vendidos nas agências físicas foram renomeados para Mini Residencial e oferecem proposta mais compacta, funcionando também como uma porta de entrada para que o cliente conheça o mundo do seguro.

Em 2018, quando a comunicação sobre serviços e benefícios associados aos produtos ganhou reforços, a operação registrou crescimento de 5,2% ante 2017. Agora, Medeiros olha com atenção o segmento digital: “Vem crescendo a cada dia, mas ainda está apenas começando a ser bem explorado pelo mercado de seguros no Brasil”, afirma.

“Temos uma base de especialistas no setor que ajudam a melhorar o serviço na ponta, direto para o cliente”

Alex Conrado Korner, superintendente de Produtos de Seguros Zurich Santander

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