O mercado das seguradoras registrou alta de arrecadação de 17,6% em janeiro de 2020 em comparação a janeiro de 2019, segundo dados da conjuntura da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg). Um dos destaques dessa projeção é o seguro patrimonial, que garante a integridade de negócios, principalmente de pequeno e médio porte.

Os dados levantados pela CNseg comprovam que houve aumento na percepção social de ter um bem segurado. Para se ter uma ideia, no primeiro trimestre de 2019, o segmento arrecadou R$ 3,113 milhões, um valor 13,24% maior que o contabilizado até março de 2018.

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Quem reforça a importância do seguro é o professor de Administração da Estácio Conceição, Marcelo Luis Costa Pereira. Para ele, o seguro é aconselhável em muitos casos. “Se uma pessoa ficasse inválida hoje, como sustentaria a família e os negócios? E a empresa e patrimônio, como se manteriam se não tivesse mais recursos financeiros? O seguro é fundamental para a continuidade da vida, da família e dos negócios, pois imprevistos acontecem”.

Pereira fala ainda da importância do seguro em relação a pandemia de coronavírus. “Em períodos assim, temos que ressaltar que nem tudo pode ser feito à distância. Esse momento mostra bem que o seguro é importante, como também a educação financeira. Sobreviverá melhor quem tem hábitos de prevenir e se precaver, com recursos passivos, como o seguro e uma reserva financeira”.

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De olho no Covid-19

E se os seguros são a válvula de escape em situações emergenciais e de imprevistos, o momento é de contar com as seguradoras. Por isso, muitas empresas do ramo estão se adaptando à fase. Esse é o caso da Mapfre, por exemplo.

“A empresa passou a oferecer condições especiais de renovação para apólices de automóvel, residencial, rural, comércio, serviços e condomínio. Medidas que contribuem para equilibrar toda a cadeia produtiva do setor de seguros durante o período de crise”, explica Patrícia Siequeroli, diretora de Seguros Gerais da Mapfre.

A Mapfre registrou 6,46% de participação no mercado no segmento de seguro patrimonial. De acordo com Patrícia, para a contratação dessa modalidade de seguro, é preciso fazer uma análise dos bens da empresa e, então, definir as especificidades das coberturas a serem contratadas de acordo com as particularidades de cada negócio.