4 de setembro de 2020
Não é novidade que a pandemia impulsionou o aumento nas compras on-line. No Brasil, as vendas nesse segmento cresceram 230%, segundo levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm). Essa expansão revela outro atrativo: o cashback. Traduzida literalmente como dinheiro de volta, essa modalidade tem o objetivo de devolver ao consumidor uma parte do valor gasto em suas compras.
Crescente em território nacional, o cashback não deve ser visto como desconto. Isso porque – diferentemente dos programas de milhas – o consumidor recebe o valor em bônus ou em dinheiro na própria conta corrente.
Para a consultora de negócios Rose Bordelli, o cashback é um grande aliado das empresas que procuram fidelizar clientes. “Imagina que você gasta R$100,00 em um aplicativo de varejo e, no final da transação, recebe R$15,00 para utilizar em numa próxima compra. O sentimento é de ter recuperado parte do dinheiro investido. É bom para os dois lados. Na prática, o cashback é ganhar dinheiro, gastando dinheiro”.
No Brasil
Algumas empresas já atuam com cashback no Brasil. O site Méliuz, por exemplo, passou a oferecer a modalidade em 2011. Como funciona? Após se cadastrar, basta procurar pela loja on-line desejada, ativar o dinheiro de volta e fazer sua compra normalmente no site ou app da loja. Em até dois dias, o valor do cashback aparecerá no extrato do Méliuz. Na sequência, o cliente pode resgatar o valor diretamente na conta bancária.
Integrante do grupo B2W, o Ame digital também trabalha com essa modalidade. Com isso, ao comprar em lojas parceiras como Americanas, Shoptime e Submarino, o cliente recebe de volta parte do valor gasto diretamente na conta Ame. Neste caso, o cashback pode ser usado como crédito em aquisições futuras e nos parceiros do serviço.
Já no PicPayo cashback recebido vai para a carteira digital do consumidor, sem a possibilidade de transferir para a conta bancária. O valor recebido pode ser utilizado para pagamentos e transferências dentro do próprio app.
Supermercados
Supermercados também oferecem a modalidade. Com cerca de 4 mil associados, a Associação Paulista de Supermercados (APAS) fez uma parceria com a PicPay. Entre os benefícios, os consumidores terão à disposição o cashback. “Para o varejista, o benefício é alcançar um número maior de consumidores, principalmente os que buscam promoções, como o cashback”, afirma Elvis Tinti, diretor comercial do PicPay.