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Destaques

De mãos dadas com os clientes

Ranking do consumo é liderado por empresas preocupadas em entender as preocupações da sociedade

O consumidor brasileiro está cada vez mais consciente do seu papel na sociedade e as companhias que se destacaram no ranking Estadão Empresas Mais são as que entenderam este novo cenário. Tramontina, Natura e Mor Metalúrgica lideram a lista na categoria consumo.

No topo da lista, a Tramontina tem concentrado esforços na comunicação, para que os consumidores conheçam o mix da empresa que hoje passa de 22 mil itens. Rosane Mesturini Fantinelli, diretora de Marketing Corporativo da Tramontina, diz que tem sido desafiador e igualmente recompensador ganhar escala e, ao mesmo tempo, entregar produtos cada vez mais personalizados, uma exigência constante dos consumidores. “No fim do dia, nosso trabalho é para e pelas pessoas. Por isso, nos mantemos atentos às demandas do mercado para garantirmos desenvolvimento de portfólio, melhorias nos processos, crescimento nas exportações e reconhecimento da marca mundo afora, sem deixar de lado as necessidades e desejos dos consumidores, que são quem faz a Tramontina”, diz.

O que garante esse bom desempenho, na avaliação de Rosane, é o entusiasmo, o otimismo e a paixão pelo negócio. “Esses são os pilares que a marca carrega desde a fundação e que seguem indispensáveis para os negócios até hoje, 111 anos depois. Isso tudo, aliado à valorização das pessoas, são a essência da marca.”

A executiva destaca que este ano foi marcado pela retomada. “Conseguimos superar os desafios trazidos pela pandemia, mantendo os investimentos em inovação de produtos e processos fabris. Em maio de 2022, inauguramos nossa nova unidade, em Moreno (PE), para a fabricação de porcelanas, novidade no nosso portfólio, avançando no desenvolvimento tecnológico e reforçando a marca.”

“Seguimos otimistas e confiantes para o próximo ano”, afirma. A intenção da empresa é manter os investimentos em produção e desenvolvimento de produtos, além de gerar cada vez mais ações de valorização da marca para seus diferentes públicos, nos mais diversos canais em que está inserida. “Queremos nos aproximar ainda mais do público jovem, sem deixar de lado a tradição e a essência da marca. A novidade é que no primeiro semestre de 2023 divulgaremos mais ações que a marca realizará, em prol de seu propósito. A evolução das pessoas e da sociedade sempre será um objetivo da marca, estimulando o prazer de fazer bonito”, comenta.

No fim do dia, nosso trabalho é para e pelas pessoas. Por isso, nos mantemos atentos às demandas do mercado”

Rosane Mesturini Fantinelli, diretora de Marketing Corporativo da Tramontina

Na essência, inovação

Denise Coutinho, diretora de Marketing da Natura, considera que o consumidor brasileiro, cada vez mais, tem adotado uma preocupação genuína na busca por produtos que façam parte do seu estilo de vida. “A Natura se conecta muito com esses objetivos por ser uma empresa que tem, em sua essência, a busca por inovação e em atender as necessidades e desejos de seus consumidores, sem deixar de lado a geração de impacto positivo – social, econômico e ambiental. Vemos um comportamento da população, de forma geral, que está cada vez mais conectada ao cuidado consigo mesma, com o próximo e com o planeta. E é nessa conexão que queremos embarcar”, diz.

De acordo com a executiva, para manter os negócios escaláveis, inovação e criatividade são fundamentais. “O primeiro ponto que destacamos nesse sentido são as nossas ações de varejo, principalmente no que se refere à customização de produtos em datas comemorativas, garantindo ao cliente uma experiência mais personalizada”, diz. “Para ganhar escala, também contamos com equipes multidisciplinares, organizadas em times ágeis, em um sistema de trabalho que vem evoluindo nos últimos anos para entregar produtos de maior diferenciação, conectados às tendências do mercado de beleza e com melhor time to market para as nossas inovações.”

O grande desafio é obter escala com vidro reciclado. Quando a empresa começou em perfumaria, em 2006, nem 20% dos vidros eram reciclados. “Hoje estamos entre 30% e 40%. Lidar com esse gargalo nos trouxe importantes aprendizados na estruturação dessas cadeias para posterior incorporação do vidro reciclado em nossas embalagens”, afirma.

O ranking das melhores empresas de consumo fecha com a Mor Metalúrgica, que há seis décadas produz cadeiras, churrasqueiras, material para a cozinha, piscinas e barracas, material aquático, entre outros.