Em termos de consumo, famílias são motor do País
Fundo de Garantia e outras medidas microeconômicas aquecem o setor
O consumo das famílias, responsável pelo aquecimento da economia em 2014, tem mostrado que ainda pode ser um dos motores do crescimento do País. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa de consumo familiar subiu 0,3% nos dois primeiros trimestres deste ano. Ritmo ainda menor do que os registrados nos dois últimos trimestres de 2018, quando a taxa de consumo subiu até 0,6%.
Claudia Dionisio, gerente da Coordenação de Contas Nacionais do IBGE, afirmou que o resultado não muito empolgante de 2019 ocorre por causa da inflação, hoje em patamares maiores do que os de 2018, em razão dos indicadores de renda, ainda pouco favoráveis, e em consequência dos índices de confiança dos consumidores, que permanecem baixos. Mesmo assim, ainda é o consumo das famílias que vem influenciando a demanda – o último resultado negativo na comparação com o do período imediatamente anterior foi nos últimos três meses de 2016.
Para Marianne Hanson, economista da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), medidas como a liberação do saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) devem incentivar o consumo das famílias agora em 2019. Segundo cálculos da confederação, dos R$ 30 bilhões que serão colocados à disposição pelo governo para serem retirados das contas do fundo, por volta de 25% devem ser destinados ao consumo – algo em torno de R$ 7,5 bilhões devem ter como destino o comércio varejista. “Estamos vendo uma retomada da economia ainda em um ritmo lento e isso tem impacto no consumo”, comenta a economista.
De acordo com Marianne, outras iniciativas ainda podem ser tomadas de imediato pelo governo para um aquecimento do mercado. “Algumas medidas na microeconomia poderiam aumentar o consumo, como a redução do spread bancário”, afirma. Ainda conforme Marianne, outra medida viável é estimular os investimentos como forma de gerar mais empregos. “Vemos que há avanços no mercado de trabalho, mas com emprego de baixa qualidade. O emprego formal ainda é a melhor forma de gerar confiança no consumidor e fazer com que ele tenha acesso ao crédito”, explica.
Estudo mundial
Pesquisa feita pela Euromonitor International, uma base de dados global de sondagens sobre o mercado, mostrou como o consumo pode variar conforme o tamanho e a organização familiar. O levantamento apontou, por exemplo, que pais ou mães solteiros têm um menor gasto anual.
De acordo com os dados da Euromonitor, os casais sem filhos têm mais probabilidades de possuir um duplo rendimento. O que vai permitir um gasto maior com consumo. Segundo o estudo, nichos como esses são importantes para as marcas, que podem dessa forma desenvolver produtos mais bem segmentados.
As famílias de casais com filhos são as responsáveis, em todo o mundo, pela maior parte das despesas e pelo maior gasto médio das famílias na maioria das regiões. O que faz com que elas sejam as mais importante para as empresas.
Grupo de cutelaria ganha ao suscitar desejos de consumo
Estratégia, segundo Clovis Tramontina, passa por continuar a inovar mesmo durante a crise
Diversificar produtos, investir em inovação, tecnologia e lançamentos, criar tendências, suscitar desejos e reforçar um nome que é sinônimo de tradição e qualidade são algumas estratégias da Tramontina Cutelaria, a mais bem colocada no ranking Estadão Empresas Mais deste ano, para conquistar a preferência do consumidor. Segundo Clovis Tramontina, presidente do conselho de administração da empresa, o que a torna mais forte é entregar ao consumidor tudo o que é prometido.
“A busca pela qualidade e a transparência está em nosso DNA e isso é fundamental. Apostamos no investimento para consolidação da marca e, principalmente, nas pessoas para cumprir uma missão indelegável: a de gerar valor ao consumidor nas mais diversas fronteiras, culturas, épocas e ocasiões”, afirma o presidente do conselho de administração.
A busca pela qualidade e a transparência está em nosso DNA e isso é fundamental. Apostamos no investimento para consolidação da marca e, principalmente, nas pessoas para cumprir uma missão indelegável: a de gerar valor ao consumidor nas mais diversas fronteiras, culturas, épocas e ocasiões” Clovis Tramontina Presidente do Conselho de Administração
Estar como a empresa mais bem ranqueada, conta Tramontina, é um reconhecimento muito importante e mostra que a empresa está no caminho certo. “É assim que garantimos e ampliamos nossa credibilidade na casa dos brasileiros, seja qual for a classe social, independentemente do cenário econômico atual”, comenta.
De acordo com Tramontina, a empresa está em desenvolvimento contínuo de melhorias nos processos e na produtividade para continuar atendendo a dinâmica de um mercado sempre em transformação. Assim, diz o executivo, buscando renovação permanente, a empresa pode garantir e ampliar a credibilidade nos mercados em que atua.
Tramontina diz que a empresa, mesmo em momentos de crise econômica, continua lançando produtos, fazendo promoções e conversando com clientes. “Essas iniciativas mantêm os consumidores comprando e fazem com que a economia permaneça em movimento”, afirma. De acordo com o executivo, o governo pode ajudar a aquecer o mercado com a redução da carga tributária, o que deve criar novas vagas. “Assim que houver geração de empregos, haverá mais dinheiro em circulação, o que vai permitir às pessoas satisfazerem suas demandas reprimidas durante o período de crise”, diz.
Mais produtos
A constante ampliação do portfólio de produtos do grupo é também umas das estratégias da Tramontina para garantir mercado. Entre os últimos lançamentos do grupo, está a linha de utensílios para cabelos, rosto e unhas que marca o ingresso no segmento de beleza pessoal. Outras inovações recentes da empresa são a coifa que tem o motor instalado fora de seu corpo, reduzindo o ruído em até 71%, e a coleção de equipamentos dirigíveis com a linha Elettro.
A Tramontina também aposta em sua primeira linha de organizadores modulares, com móveis e acessórios que permitem a personalização de oficinas mecânicas e concessionárias, além da linha de cadeiras de plástico feita de material reciclado. “Sem falar nas panelas inox, que brilham nas cozinhas brasileiras há mais de 40 anos”, afirma o presidente do conselho de administração.
A marca também trabalha, segundo Tramontina, para consolidar-se no território em que é especialista: produtos para churrasco. São mais de 600 itens dedicados aos assados, como churrasqueiras a gás e a carvão, talheres e acessórios. Tudo isso é reforçado em campanhas publicitárias e diversas ações que promovem experiências com os utensílios que formam a linha de produtos.
De acordo com Tramontina, o investimento em tecnologia de produção, conhecimento e inovação é o pilar da base de expansão industrial da empresa. “A Tramontina sempre apostou em soluções tecnológicas para otimizar a produtividade e reduzir custos a partir de ampliação e melhorias no parque fabril, considerado um dos mais modernos do Brasil”, afirma o executivo. Hoje, a empresa tem unidades que se encaixam no conceito de indústria 4.0, que engloba as principais inovações tecnológicas dos campos de automação, controle e tecnologia da informação, aplicadas aos processos de manufatura.