sobre o ranking
Consumidor escolhe as marcas que mais ecoam em seus segmentos
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O ranking Estadão Melhores Serviços é publicado anualmente em parceria com a Blend, consultoria especializada em análises de NPS e experiência do cliente, membro da holding HSR Specialist Researchers, maior grupo independente de pesquisa da América Latina e a terceira maior empresa no Brasil nesse segmento. A empresa atua no mercado nacional há mais de 10 anos, prestando serviços a organizações de todos os setores da economia.
Em sua 9ª edição, o ranking traz os serviços mais prestigiados pelos consumidores em 33 categorias, com base nas 60 mil entrevistas e um milhão de avaliações realizadas ao longo do ano de 2023, o que a torna a maior pesquisa nacional de experiência do consumidor multicategoria.
A partir deste ano, o estudo passou a ser longitudinal, ou seja, a aferição foi contínua e monitorada ao longo de todo o ano anterior, sem interrupções.
A análise dos dados dos Melhores Serviços de 2023/2024 revela insights sobre a relação entre a competitividade de mercado e a satisfação do consumidor.
A Metodologia
A metodologia exclusiva avalia a satisfação dos consumidores em relação às 33 categorias pesquisadas. Em cada segmento são respeitadas suas características, com perguntas específicas.
A pesquisa é quantitativa, de abrangência nacional, aplicada por meio de questionário online e longitudinal, ou seja, a aferição é contínua ao longo dos meses, sem interrupções.
Essa metodologia, aplicada por uma equipe de especialistas em customer experience e análise de dados, dá prioridade para a importância declarada pelo consumidor ao responder a pesquisa, que aponta o que cada marca deve apresentar de forma essencial para conquistar a sua confiança.
O ranking destaca as três melhores empresas de cada categoria com base em três grandes pilares:
-
Performance
Serviços que melhor entregaram o que propuseram para os consumidores;
-
Eficiência
É analisado quem melhor se relacionou e atendeu às necessidades emocionais dos consumidores;
-
Satisfação
Neste quesito são reconhecidas as marcas que melhor resolveram os problemas levantados pelos consumidores.
Categorias avaliadas
- Academia
- App de Banco
- APP de varejo
- Bancos digitais
- Bancos Tradicionais
- Banda Larga Fixa
- Cias Aéreas Internacionais
- Cias Aéreas Nacionais
- Entrega/Mercado
- Farmácias Grandes Redes
- Farmácias Regionais / Nicho
- Fast Food
- Hospitais
- Laboratórios
- Locadora
- Lojas de Materiais de construção
- Mobilidade (Car ride)
- Pós Venda Automotiva
- Postos de Combustíveis
- Redes Sociais
- Seguradoras (total)
- Streaming de Áudio
- Streaming de Vídeo
- Super e Hipermercados (bairro)
- Super e Hipermercados (grandes Redes)
- Super e Hipermercados (site ou app)
- Tag de pedágio
- Telefonia Móvel
- TV por Assinatura
- Varejo Eletro
- Varejo Eletro (regionais)
- Varejo Online
- Varejo Online