As pequenas e médias empresas (PME) conquistam cada vez mais representatividade na economia brasileira. Atualmente, correspondem por 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Apesar do crescimento do setor, muitos empreendedores deixam de lado um fator importante: seguro empresarial.
O consultor de negócios, Maurício Ferraz, explica que grande parte dos empresários não busca por seguros com coberturas de bens, roubo e equipamentos. “Para administrar uma empresa, é preciso estar atento a diversos fatores, inclusive a prevenção. Geralmente, a PME não está preparada para lidar com situações adversas”.
Para Ferraz, o ideal é reservar parte do orçamento para a contratação do serviço. “Um planejamento orçamentário é indispensável para que a empresa sobreviva em caso de sinistro”.
Recuperação
Quem reforça a importância do seguro é o professor de administração, Roberto Oliveira. Ele explica que os seguros não anulam todos os riscos, mas ajudam na recuperação de eventuais sinistros. Oliveira orienta ainda assegurar bens que podem causar paralisação das atividades em caso de sinistro. “Isso evita graves prejuízos, principalmente, financeiro”.
Coberturas existentes
Quando o assunto é seguro empresarial, existem diversas coberturas existentes no mercado. Por isso, é importante fazer uma avaliação das reais necessidades antes da contratação. Além disso, é importante contar com a ajuda de um corretor e avaliar detalhadamente as opções, verificando benefícios e possíveis brechas existentes na cobertura.
Entre as mais tradicionais estão as indenizações que protegem os equipamentos, contra danos provocados por eventos climáticos, como vendaval; proteção às instalações elétricas e também contra roubos e furtos de valores, bens ou mercadorias.
Outras modalidades garantem o pagamento das despesas fixas em caso de sinistro e também proteções em caso de perda de faturamento causada por incêndio. Possíveis complicações causadas aos funcionários durante o horário de serviço também podem ser indenizadas, assim como danos a terceiros por responsabilidade do estabelecimento.