Considerados serviços essenciais, os setores de farmácias e atacarejos tiveram papel fundamental durante o período mais crítico da pandemia, seja na venda de alimentos, no caso dos atacarejos, e, nas farmácias, a venda de medicamentos e aplicação de vacinas quando elas começaram a chegar ao País – o Sistema Único de Saúde (SUS) não daria conta de imunizar todos os brasileiros em pouco espaço de tempo para colocar fim aos picos da doença. Para os líderes desses setores do Marcas Mais, Drogaria São Paulo e Assaí, o foco no cliente e a dedicação dos colaboradores foram fundamentais para garantir o pódio.
Com 1.437 lojas espalhadas em 10 Estados, Jonas Laurindvicius, CEO do Grupo DPSP (Drogarias Pacheco e Drogaria São Paulo), se orgulha em dizer que a companhia não perdeu a sua essência, que é o cuidado com o cliente. Fundada há 79 anos, a DPSP acumula pioneirismos. Foi a primeira drogaria a dar desconto aos aposentados, a contratar mulheres para o atendimento e a abrir as lojas por 24 horas. “Nosso DNA não é número de farmácias, mas número de clientes bem atendidos”, diz o executivo.
“Seguiremos nessa missão sempre guiados no foco no cliente, um valor que compõe a cultura do Assaí e que reforçamos de dentro para fora, todos os dias, aos nossos mais de 70 mil colaboradores”
Marly Yamamoto, diretora de Marketing e Gestão de Clientes do Assaí Atacadista
Durante a pandemia, a rede decidiu acelerar inovações que estavam no radar, como a compra da T.I. Saúde, uma healthtech dedicada à gestão digital do atendimento médico. Com a aquisição, o grupo quer dar um passo para digitalizar a classe médica, passando a atuar na prestação de serviços.
ATACAREJO
Na ponta do atacarejo, o pódio ficou com o Assaí. “Para o Assaí, o reconhecimento do Marcas Mais reflete como estamos ganhando cada vez mais presença no dia a dia dos clientes, aumentando a nossa conexão com eles, ao mesmo tempo que comprovamos as vantagens da compra no atacarejo e entregamos a nossa proposta de preço baixo em uma loja agradável e com variedade de produtos e serviços”, diz Marly Yamamoto, diretora de Marketing e Gestão de Clientes do Assaí Atacadista. A estimativa é que as compras no atacarejo podem chegar a custar 15% menos na comparação com o varejo tradicional, uma economia importante especialmente em tempos de inflação nas alturas.
A rede conta com mais de 240 lojas em funcionamento, que estão presentes em 23 Estados mais o Distrito Federal e com projeto de expansão a todo vapor. Durante a divulgação em outubro, o atacarejo aproveitou para atualizar sua meta de aberturas de novas lojas. Antes, o prometido era de 40 conversões das lojas compradas do Extra Hiper e 12 aberturas orgânicas no ano, o que somava 52 inaugurações. Agora, serão 45 conversões e 13 aberturas, o que leva ao número de 58 inaugurações.
“Seguiremos nessa missão sempre guiados no foco no cliente, um valor que compõe a cultura do Assaí e que reforçamos de dentro para fora, todos os dias, aos nossos mais de 70 mil colaboradores”, diz Marly.
Lubrificantes que fazem a cabeça dos consumidores
Prestes a completar 50 anos, a marca Lubrax está entre as mais lembradas pelos consumidores brasileiros. Kleber Café Lins, head de lubrificantes da Vibra Energia, considera que o principal diferencial é a abrangência e o alcance da empresa no mercado brasileiro. “Buscamos manter uma comunicação que permita uma identificação imediata do público em geral com a marca Lubrax, trazendo elementos de brasilidade, cordialidade, confiança, certeza de uma boa experiência com nossos produtos e serviços”, diz Lins.
Além de marca mais lembrada, Lubrax é líder de mercado no Brasil. “Temos avançado bastante em nossa estratégia de go-to-market contando agora com uma rede sólida de distribuidores autorizados, cobrindo as mais diversas regiões.”
A empresa conta com a maior planta em capacidade de produção da América Latina e, para marcar esses 50 anos de história, em 2023 passará a estar no hall das cinco maiores plantas de lubrificantes do mundo, com a conclusão das obras de ampliação e modernização das instalações.