Baseado na percepção dos consumidores, o Estadão Marcas Mais é um processo que avalia o nível de interesse despertado e o envolvimento do público com as marcas. Não há nenhuma relação com a fatia do mercado que cada marca possui ou com a avaliação técnica dos produtos ou serviços.
De forma geral, a análise se dá sobre duas premissas: a propensão dos consumidores em preservar relações que eventualmente já mantenham com as marcas avaliadas ou a inclinação para que venham a estabelecer relações com essas marcas. Para a edição 2022, foram realizadas, ao longo do primeiro semestre do ano, 13.380 entrevistas online. A pesquisa ouviu representantes das classes A, B e C, em diversas faixas etárias e regiões do País.
A manutenção dos aspectos centrais da metodologia, utilizada pela TroianoBranding há quase 30 anos, permite a comparação ao longo do tempo. Essa consistência só é possível porque as diretrizes da pesquisa são atemporais e não estão sujeitas às transformações tecnológicas.
A pesquisa avalia o nível de conhecimento da marca pelos consumidores, o padrão de preferência ou de rejeição que os consumidores demonstram ao optar pela marca e o nível de associação da marca a atributos-chave da categoria de negócios à qual ela pertence. Cada um desses pilares é composto por uma série de indicadores, cuja integração resulta no ranqueamento das marcas avaliadas.
“Agora que a pandemia está passando, é possível perceber com mais clareza que as marcas que atravessaram melhor a crise foram as que usaram melhor a fluidez da comunicação, combinando os recursos tradicionais com os digitais”, diz Jaime Troiano, fundador da TroianoBranding.
A consultoria é responsável pelo planejamento e supervisão do Estadão Marcas Mais, com apoio da Netquest no desenvolvimento online e da Elementos Pesquisa no processamento estatístico. Os dados publicados pelo Estadão representam uma parcela dos resultados do estudo, considerando-se setores de negócios escolhidos pelo jornal. Cada categoria envolve pelo menos 15 marcas selecionadas. Outros dados não presentes nesta publicação podem ser contratados diretamente na TroianoBranding.
13.380 entrevistas
online foram feitas no primeiro semestre
A pesquisa consultou representantes
das classes A, B e C