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Solidez e
Consistência

Critérios atemporais do Estadão Marcas Mais permitem a análise a longo prazo do mercado e do desempenho de cada marca

Baseado na percepção dos consumidores, o Estadão Marcas Mais é um processo que avalia o nível de interesse despertado e o envolvimento do público com as marcas. Não há nenhuma relação com a fatia do mercado que cada marca possui ou com a avaliação técnica dos produtos ou serviços. 

De forma geral, a análise se dá sobre duas premissas: a propensão dos consumidores em preservar relações que eventualmente já mantenham com as marcas avaliadas ou a inclinação para que venham a estabelecer relações com essas marcas. Para a edição 2022, foram realizadas, ao longo do primeiro semestre do ano, 13.380 entrevistas online. A pesquisa ouviu representantes das classes A, B e C, em diversas faixas etárias e regiões do País. 

A manutenção dos aspectos centrais da metodologia, utilizada pela TroianoBranding há quase 30 anos, permite a comparação ao longo do tempo. Essa consistência só é possível porque as diretrizes da pesquisa são atemporais e não estão sujeitas às transformações tecnológicas.

A pesquisa avalia o nível de conhecimento da marca pelos consumidores, o padrão de preferência ou de rejeição que os consumidores demonstram ao optar pela marca e o nível de associação da marca a atributos-chave da categoria de negócios à qual ela pertence. Cada um desses pilares é composto por uma série de indicadores, cuja integração resulta no ranqueamento das marcas avaliadas.

“Agora que a pandemia está passando, é possível perceber com mais clareza que as marcas que atravessaram melhor a crise foram as que usaram melhor a fluidez da comunicação, combinando os recursos tradicionais com os digitais”, diz Jaime Troiano, fundador da TroianoBranding.

A consultoria é responsável pelo planejamento e supervisão do Estadão Marcas Mais, com apoio da Netquest no desenvolvimento online e da Elementos Pesquisa no processamento estatístico. Os dados publicados pelo Estadão representam uma parcela dos resultados do estudo, considerando-se setores de negócios escolhidos pelo jornal. Cada categoria envolve pelo menos 15 marcas selecionadas. Outros dados não presentes nesta publicação podem ser contratados diretamente na TroianoBranding.

Sobre A Pesquisa

13.380 entrevistas
online foram feitas no primeiro semestre

A pesquisa consultou representantes

das classes A, B e C