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Operadoras de Telefonia

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    Vivo

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    Claro

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    NET

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As operadoras de telefonia e internet estão experimentando uma mudança no comportamento dos consumidores e se adaptando à nova realidade do mercado, que nos últimos cinco anos apresentou queda sem precedentes de 20% no número de linhas móveis.

Em 2014, havia 280,7 milhões de celulares ativos e, ano passado, foram registrados 229,2 milhões de linhas. Na telefonia fixa, a queda foi de 15% no período, saindo de 45 milhões de assinantes para 38,3 milhões. Por outro lado, os clientes estão em busca de maior conectividade. O uso do 4G mais que dobrou no período, com 94,7% da população atendida, enquanto em 2014 eram 41,8% das pessoas com acesso ao serviço.

Junto com essa nova realidade, as operadoras de telefonia estão se empenhando cada vez mais em levar qualidade e conectividade aos seus clientes. Os investimentos do setor alcançaram R$ 29,9 bilhões no ano passado, em compração aos R$ 28 bilhões registrados em 2017.

Na pesquisa Estadão Marcas Mais, a Vivo lidera pelo terceiro ano. “Temos investido muito na expansão da rede móvel e fixa. Para o período entre 2018 e 2020, estão previstos orçamentos na ordem de R$ 26,5 milhões”, diz Marina Daineze, diretora de Branding e Comunicação na Telefonica Vivo. “Nosso foco é entregar um produto com qualidade e confiança junto com o propósito claro de engajamento”, complementa a executiva.

Segundo dados da Telebrasil, a operadora tem 33,8% de market share dos acessos fixos em serviço de telefonia fixa. “É uma marca que traz a comunicação como propósito, mas que não é só sobre conexões tecnológicas, mas também sobre conexões humanas e serviços. Trazer as pessoas para o centro do relacionamento”, destaca Marina. “É importante conectar as pessoas, mas também conscientizá-las sobre o uso mais consciente da tecnologia”, diz a executiva.

Com cerca de 56,4 milhões de clientes móveis, a Claro ocupa a segunda posição no ranking, enquanto a NET, que tem mais de 10 milhões de domicílios com produtos residenciais, completa o pódio das operadoras de telefonia mais admiradas pelos consumidores, conforme o Marcas Mais.

“As pessoas estão conectadas o tempo todo e está mudando a forma como se comunicam. Na telefonia móvel, a comodidade e a conveniência são importantes. E na fixa, a segurança”, diz Marcio Carvalho, diretor de Marketing da Claro Brasil, empresa que congrega as marcas NET e Claro.

Com a junção das empresas, as marcas continuam iguais, mas o processo de integração das operações e das redes amplia a qualidade do serviço prestado.

De acordo com ele, o principal objetivo é levar conectividade e conteúdo para todos os momentos que o cliente precisar. Entre os serviços, o executivo cita o combo internacional, que permite o uso do celular no exterior como se estivesse no Brasil. Também criaram o Claro Sync, um relógio conectado que possibilita o uso do relógio independentemente de estar com o smartphone. Em telefonia fixa, a NET tem investido para evoluir em imagem e som em 4K. “Temos realizado novidades permanentes e, com isso, temos garantido a relevância junto ao cliente”, afirma o executivo.

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