Categoria

Grifes de Luxo

  • 1

    Dolce & Gabbana

  • 2

    Chanel

  • 3

    Giorgio Armani

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Pela primeira vez na pesquisa Estadão Marcas Mais, a categoria Grifes de Luxo mostra quais marcas têm maior afinidade com o brasileiro. Em primeiro lugar, aparece a italiana Dolce & Gabbana, seguida pela francesa Chanel. Em terceiro, ficou a também italiana Giorgio Armani. O mercado global de luxo movimentou no ano passado – incluindo tanto bens de luxo como experiências – cerca de 1,2 trilhão de euros, crescimento de 5% em relação ao ano anterior, conforme a 17.ª edição do estudo de luxo anual da Bain & Company.

Bens pessoais de luxo superaram o mercado, registrando um crescimento de 6% e alcançando 260 bilhões de euros. A tendência de alta deverá continuar na faixa de 3% a 5% até 2025. Além disso, segundo o levantamento, as novas gerações serão o principal motor de crescimento. “As gerações Z e Millennials (ou seja, a Geração Y) representarão aproximadamente 55% do mercado de 2025 e contribuirão com 130% do crescimento do mercado no período”, diz o relatório da consultoria.

Líder no ranking, a marca italiana Dolce & Gabbana foi criada em 1985 por Domenico Dolce e Stefano Gabbana e tem mais de cem lojas próprias e 11 outlets espalhadas pelo mundo. Ao Brasil, a grife italiana chegou em 2004 com a inauguração da sua primeira loja na capital paulista, localizada no Shopping Iguatemi. A unidade, no entanto, foi fechada em 2011. Em 2013, a marca abriu sua unidade no Shopping JK Iguatemi. As peças da grife ainda são vendidas em algumas multimarcas no Brasil.

A francesa Chanel, avaliada em cerca de US$ 13,4 bilhões em 2017 e considerada umas das cinco empresas mais valiosas da França, ocupa a segunda colocação na pesquisa.

Fundada por Gabrielle Chanel, a Coco Chanel, a grife é mundialmente conhecida como sinônimo de elegância nos seus produtos.

Em 1920, foi lançada a fragrância Chanel N.º 5. O nome se deve ao fato de ter sido a quinta fragrância apresentada a Coco e porque esse é considerado o seu algarismo da sorte.

O Chanel N.º 5 é um dos perfumes mais conhecidos no mundo e ficou ainda mais famoso depois de Marilyn Monroe ter declarado que o usava. Em novembro de 2009, foi lançado no Brasil o filme Coco Antes de Chanel, com Audrey Tautou no papel-título, que conta a história da fundadora da grife desde a juventude pobre até se tornar uma importante estilista europeia.

E, para completar o ranking, está a italiana Giorgio Armani, fundada por Giorgio Armani em 1974. Armani já foi considerado o designer de moda independente mais bem-sucedido do mundo, com uma fortuna pessoal estimada em cerca de US$ 9,5 bilhões.

Em janeiro de 2010, o jogador de futebol Cristiano Ronaldo e a atriz Megan Fox se tornaram o rosto masculino e feminino da Empório Armani, que se uniu com a Reebok para criar sapatos da moda sob o rótulo chamado EA7.

No universo do jeans, a Armani Jeans é uma coleção relacionada com roupas criadas em 1981 por Giorgio Armani e é vendida, principalmente, em lojas de departamento.

Procuradas, as empresas mencionadas na pesquisa não responderam aos pedidos de entrevista.

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