Com movimentação em torno de R$ 170 bilhões por ano, o mercado de alimentação fora de casa não para de crescer. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que as famílias gastam em torno de 25% de suas rendas com comida na rua e, na correria do dia a dia, as redes de fast-food fazem um grande sucesso. Nesse setor, McDonald’s, Burger King e Habib’s foram as mais citadas nesta edição de Estadão Marcas Mais.
Para David Grinberg, vice-presidente de Comunicação Corporativa e Relações com Investidores da Arcos Dorados na América Latina, grupo que detém a marca McDonald’s, as constantes sondagens patrocinadas pela rede com os consumidores fazem com que a marca seja empre muito lembrada. “Buscamos sempre entender as mudanças da sociedade, seguindo as principais tendências de consumo”, afirma o vice-presidente da empresa tetracampeã.
Um mercado cheio de opções exige busca constante por novidades e essa é uma das apostas da rede. “Temos lançado produtos que atendem diferentes paladares, deixando o cardápio mais completo e democrático”, explica. Grinberg explica que, desde o início do ano, o McDonald’s ampliou promoções como a dos Clássicos do Dia, que reduziram os preços dos sanduíches mais famosos.
Em 2018, o faturamento da empresa foi de US$ 1,3 bilhão, fechando o ano com 968 restaurantes e 50 mil funcionários no Brasil. “Em 2019, esperamos abrir cerca de 80 restaurantes na América Latina, sendo aproximadamente 50 no Brasil”, revela.
A ousadia e a irreverência nas campanhas publicitárias são apontadas pelo Burger King como grande diferencial da marca. Em 2018, a rede trouxe campanhas como Whopper em Branco, Shake Unicórnio e Saiba a Diferença, para discutir temas relevantes da sociedade.
“Ficamos muito felizes em sermos uma das marcas mais lembradas do setor, principalmente em um ano que trouxe diversos desafios. Esse resultado é muito importante para nós, já que estamos há menos tempo no Brasil do que os nossos concorrentes”, afirma Ariel Grunkraut, diretor de Marketing e Vendas do Burger King Brasil. “Isso mostra que estamos indo no caminho certo, nos conectando cada vez mais aos consumidores.”
Para atender os clientes com cada vez maior rapidez, a rede foi a pioneira no serviço de autoatendimento, o que, de acordo com a empresa, evita filas nos restaurantes. O Burger King fechou 2018 com o total de 793 restaurantes, sendo 164 franqueados.
A diversidade nos canais de atendimento também é uma das iniciativas do Habib’s. “É preciso estar onde o consumidor está. Por isso, investimos em todos os nossos canais de venda e estamos sempre expandindo nossos pontos de contato, seja pela compra via WhatsApp, totens de autoatendimento, e-commerce, mídias sociais ou chatbots”, afirma o diretor de Comunicação e Criação do Grupo Habib’s, André Figueiredo.
Com cerca de 20 mil colaboradores e 350 restaurantes em todas as regiões do País, sendo metade dessas unidades franqueadas, o Habib’s deve continuar investindo mesmo em um cenário de incertezas. “Nossa rede tem um histórico de não se encolher diante de cenários políticos desfavoráveis”, diz Figueiredo.