A mudança no paladar do consumidor, cada vez mais exigente e com uma diversidade de produtos cada vez maior, obriga as marcas mais consagradas a dobrar os esforços para manter os clientes fiéis. Nesse mercado cada dia mais competitivo, Skol, Heineken e Brahma foram as cervejas mais lembradas pelos consumidores no levantamento Estadão Marcas Mais, sendo a Skol a pentacampeã. Com projeção de alta no consumo de por volta de 5% neste ano, o mercado de cerveja já é responsável por 1,6% do PIB e 14% da indústria de transformação nacional.
Atenta às novas necessidades do consumidor, a Skol aposta em diferentes produtos. “Fizemos um investimento nas famílias das marcas. Hoje, por exemplo, temos Skol Pilsen, Skol Hops e Skol Puro Malte. Então, temos produtos para diferentes ocasiões”, explica a diretora de Marketing da Skol, Maria Fernanda Albuquerque.
Com faturamento de R$ 50,2 bilhões em 2018, a companhia diz manter uma sintonia fina com o bebedor de cerveja. “A Skol sempre foi uma marca inovadora. Estamos em constante movimento e evolução, procurando fazer a roda girar em nossas atitudes e produtos”, afirma.
Por sua vez, a Heineken considera que a lembrança do consumidor está relacionada não somente ao sabor da cerveja, mas também aos eventos que patrocina, como a Uefa Champions League, Fórmula 1, Rugby, Rock in Rio, Popload e outros festivais musicais.
No mercado nacional há nove anos, a cervejaria vê 2019 como um ano promissor. “Entendemos que, apesar do atual cenário interno ser bastante desafiador, é possível manter o crescimento do consumo”, diz Vanessa Brandão, diretora de Marcas Premium do Grupo Heineken no Brasil.
Vanessa afirma que a empresa está de olho no consumidor que não está nos bares. Para esses, diz a diretora da Heineken, a empresa tem o barril de cinco litros. “Você pode apreciar Heineken em casa, nas festas, no churrasco, em um aniversário, na praia, passeando de barco, em qualquer lugar que desejar”, relata. A fábrica de Ponta Grossa (PR) é a única fora da Holanda a produzir esse tipo de embalagem, informa a empresa.
A tradição de mais de 130 anos no mercado e a aproximação do consumidor por meio das modernas redes sociais são apontadas pela Brahma como seus grandes diferenciais para estar entre as marcas mais lembradas.
No ano passado, a cervejaria lançou campanha em que convidava o consumidor a tirar dúvidas sobre a produção da cerveja. “Respondemos em tempo real, nas nossas redes sociais, a todas as dúvidas dos brasileiros sobre o processo cervejeiro, fortalecendo a imagem da Brahma como referência no assunto”, lembra o diretor de Marketing da Brahma, Pedro Adamy.
A manutenção da marca na ponta da língua do consumidor, considera Adamy, também passa pela diversificação dos produtos. “Entendemos que tendo marcas fortes conseguimos nos manter presentes no dia a dia dos consumidores. Hoje, por exemplo, temos diversas opções para diferentes ocasiões e faixas de preço”, afirma.
A Brahma, como a Heineken, também está presente em grandes eventos como a Copa do Mundo e o Circuito Brahma Sertanejo. “Queremos fidelizar ainda mais o consumidor.”