Os últimos dois anos foram de recuperação para a indústria automobilística nacional, após quedas na produção e venda que começaram em 2013 e foram até 2016. Em 2017, veio a primeira reação, com a venda de mais de 2,2 milhões de novos veículos, alta de 9% em relação a 2016, de acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave).
No ano passado, outro aumento: mais de 2,5 milhões de carros comercializados – variação positiva de 13% em relação a 2017.
Em um segmento competitivo com novidades que aparecem a todo momento, Honda, Chevrolet, Toyota e Volkswagen se destacaram no Estadão Marcas Mais deste ano como as montadoras mais lembradas pelo consumidor. “É extremamente gratificante estar, mais uma vez, neste seleto ranking”, comemora Roberto Akiyama, vice-presidente comercial da Honda Automóveis do Brasil, montadora bicampeã da categoria. Para crescer neste ano, a empresa aposta em um programa de recompra do veículo.
“O Evolution Honda é a garantia de recompra do veículo pela concessionária no fim do plano. Assim, o cliente pode utilizar o valor obtido na venda para pagar a parcela final, e a diferença, como entrada para aquisição de um Honda zero km”, diz Akiyama.
Com 130 mil veículos vendidos no ano passado, a montadora avalia que os consumidores estão cada vez mais interessados em carros com maior valor agregado, em detrimento dos modelos populares. “Nossos veículos visam atender um perfil de consumidor mais exigente, e também com maior poder aquisitivo”, afirma o vice-presidente comercial da Honda.
A Chevrolet não fica atrás. Com a previsão de produzir 2,8 milhões de veículos neste ano, a empresa anunciou recentemente investimento de R$ 10 bilhões para o período de 2020 a 2024. “A marca Chevrolet vive o seu melhor momento em mais de nove décadas de atividades no Brasil. Somos a marca preferida do consumidor desde outubro de 2015”, afirma o diretor de Marketing da montadora, Hermann Mahnke.
Além da recuperação do setor, 2018 foi especial para a Toyota, outra montadora que ficou entre as marcas mais lembradas pelo consumidor. “Além de marcar os 60 anos de atuação no Brasil, alcançamos nosso melhor resultado da história no País, com recordes de vendas, produção e exportação. Registramos mais de 200 mil unidades comercializadas, pouco mais de 209 mil veículos produzidos”, diz o diretor de Vendas e Pós-Venda da Toyota do Brasil, Vladimir Centurião.
A Volkswagen está em processo de mudança e pretende, até 2020, lançar 20 novos veículos, com investimento de R$ 7 bilhões no projeto. “A empresa está em meio a uma completa transformação da cultura da marca, que se torna a cada dia mais ágil, eficiente, inovadora”, afirma Gustavo Schmidt, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
Segundo o executivo da montadora, em 2018, as vendas da companhia cresceram mais de 35% em comparação a 2017. “O ano passado assinalou forte retomada das vendas da Volkswagen no Brasil, quando conquistamos uma sólida segunda posição de mercado”, afirma.