Categoria

Shoppings

  • 1

    MorumbiShopping

  • 2

    Iguatemi

  • 3

    Anália Franco

Compartilhe esse conteúdo

shopping é a praia dos paulistas. Não à toa, o Estado tem 175 empreendimentos em operação. Significa dizer que 30% dos shoppings de todo o País estão localizados no Estado de São Paulo, segundo a Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce).

De acordo com a entidade, devem ser inaugurados 15 centros de compras no Brasil em 2019. Ao todo, o segmento abriga 105 mil lojas, gera 1 milhão de empregos, recebe 490 milhões de visitantes por mês e fatura R$ 178 bilhões.

Ao longo dos tempos, os shoppings foram evoluindo e, além de compras, os locais se tornaram espaço de lazer e cultura. “Temos um mix completo de lazer, com teatro, gastronomia e espaço para públicos diversos, como crianças e adolescentes”, diz Livia Franciss, superintendente do MorumbiShopping, primeiro colocado na categoria Shoppings da pesquisa Estadão Marcas Mais.

Fundado em 1982, o Morumbi recebeu cerca de 23,3 milhões de pessoas no ano passado e ao todo tem 502 lojas. Ela lembra que quando o empreendimento foi criado na região do Brooklin, zona sul de São Paulo, ainda era uma área deserta e tinha forte apelo de lazer.

“Aos poucos, fomos evoluindo, passamos por algumas reformas e ampliações, e nos tornamos um espaço com características que vão além das compras. Fomos nos adaptando para o novo padrão de consumo”, comenta Livia. “Somos um shopping democrático, qualquer pessoa é bem-vinda”, diz a executiva ao afirmar que o local traz uma amostragem do que é a população brasileira.

Alexandre Biancamano, diretor de Marketing do Iguatemi, segundo no Marcas Mais, diz que está constantemente preocupado em oferecer um completo e diversificado mix e sempre está em busca de novidades. O empreendimento conta com serviços diferenciados como carregador de compras e personal shopper.

“Além disso, a arte e a cultura são dois importantes pilares que fazem parte do DNA do shopping, que há mais de 15 anos investe em ações culturais e em parcerias com instituições culturais”, diz o executivo. Segundo Biancamano, seguindo as tendências contemporâneas de mobilidade, o Iguatemi São Paulo possui um bicicletário, com vagas com tomadas para recarregar bicicletas elétricas, iluminação de LED e pista demarcada que liga o local à ciclovia da Faria Lima.

“O Iguatemi conta com 300 lojas, 16 restaurantes e recebe mais de 50 mil pessoas por dia”, afirma.

Também da Multiplan, assim como o MorumbiShopping, o shopping Anália Franco completa a lista dos três shoppings mais citados pelos consumidores. Fabíola Soares, superintendente do centro de compras, diz que os consumidores, hoje, querem resolver tudo dentro do shopping. Por isso, o mix de lojas e serviços precisa ser cada vez mais completo. O Anália Franco tem 402 estabelecimentos comerciais.

“As pessoas buscam o shopping por vários motivos, compra, serviços, para ir ao banco e para eventos”, diz a executiva. “Colocamos uma roda-gigante de 30 metros no estacionamento e realizamos a festa junina ao ar livre. São ações para estreitar o relacionamento com o cliente”, diz.

Compartilhe esse conteúdo