Categoria

Eletrodomésticos

  • 1

    Brastemp

  • 2

    Electrolux

  • 3

    Walita/Consul/Philips

Compartilhe esse conteúdo

Depois de amargar quedas expressivas nos últimos anos, o setor de eletrodomésticos apresentou recuperação no ano passado com expansão média de 5%. O crescimento só não foi melhor porque a greve dos caminhoneiros paralisou as atividades empresariais, levando a queda nas vendas e atraso nas entregas, com os motoristas cruzando os braços durante 11 dias em maio do ano passado.

De acordo com dados da Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos (Eletros), no ano passado foram comercializados 14,6 milhões de unidades de produtos da linha branca (que engloba itens como fogão, geladeira, lavadora de roupa, entre outros) ante 13,9 milhões no ano anterior.

O volume de eletroportáteis vendidos no período, no entanto, teve queda de quase 3%, caindo de 66,9 milhões de unidades comercializadas para 64,9 milhões de produtos.

Se por um lado o setor começa a experimentar os sinais da recuperação, por outro a competitividade entre as fabricantes segue acirrada, com quatro empresas dividindo o pódio da pesquisa Marcas Mais.

A Whirlpool, dona das marcas Brastemp e Consul, ocupa respectivamente o primeiro e terceiro lugares no levantamento.

Pentacampeã no Estadão Marcas Mais, a Brastemp traz a renovação da linha Gourmand, com eletrodomésticos de alta performance e design diferenciado para quem gosta de cozinhar e quer ter uma experiência gastronômica em casa.

“Trouxemos o que há de melhor para o consumidor viver o máximo da sua cozinha”, diz o diretor de Marketing da Whirlpool Latin America, Renato Firmino.

O executivo afirma que o bordão “Não é assim uma Brastemp” ainda segue presente no imaginário das pessoas, mas que o novo slogan “Sem dúvida, Brastemp” dá a continuidade dessa ideia.

A Consul, por sua vez, teve a renovação da sua linha de produtos em 2013 e mantém o slogan “Bem pensado”, que foi criado em 2017. “Temos uma linha mais intuitiva e fácil de usar. As duas marcas se complementam”, garante Firmino.

Em segundo lugar no ranking, a Electrolux realizou 50 lançamentos no ano passado. “Um produto que se destaca pela inovação é o DM90X, primeiro refrigerador com a gaveta Flexispace, que permite ajustar a temperatura de refrigerador a freezer (de -23° até 7°), preservando o sabor dos alimentos e bebidas. Também renovamos completamente a linha de fogões, alguns deles com duplo forno, o que dá oportunidade de cozinhar duas receitas ao mesmo tempo, sem misturar sabores”, diz Eduardo Cortez, general manager da marca.

Dividindo o terceiro lugar no pódio com a Consul, a Philips-Walita está focada em qualidade e segurança. “Os consumidores estão cada vez mais preocupados com uma vida saudável e estamos sempre focados em trazer inovação para os nossos produtos, que garantem mais qualidade e sustentabilidade, como a economia de energia”, diz Claudia Zapparolli, diretora de Marketing no Brasil da Philips, detentora das marcas. “Outra inovação é a nossa jarra de liquidificador que não quebra.”

Compartilhe esse conteúdo