Com a interrupção das aulas presenciais e o surgimento de novas formas de trabalhar e estudar, a pesquisa foi ampliada e passou a mapear também os cursos 100% online.
Aperfeiçoar a apuração é uma busca constante desde a primeira edição do Estadão Guia do MBA, publicada em 2016, e desde sempre conservando a coerência na avaliação de critérios e atributos para continuar a ser o melhor manual de orientação aos candidatos no Brasil.
Assim, seria impossível neste 2020 esquivar-se dos desafios trazidos pelo isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus. Com o ambiente físico das escolas interditado, é natural e necessário ampliar o escopo da pesquisa e incluir os cursos totalmente digitais.
Até 2019, só entravam no levantamento os programas com no máximo 20% da carga horária de atividade online. “Passamos a considerar neste ano qualquer combinação de presencial e online. Temos alguns que são 100% digitais, outros no conceito híbrido e os 100% presenciais”, explica Armando Dal Colletto, coordenador do Guia e vice-presidente do Conselho da Associação Nacional de MBA (Anamba).
Dessa mudança surgiram outras adaptações. Algumas das perguntas do questionário enviado às instituições tiveram de ser modificadas para detalhar a acelerada transformação digital.
Também houve um natural reajuste nos valores de investimento dos cursos em todas as faixas de preço abrangidas. Uma coisa não mudou: o Guia não é feito no formato de ranking porque seus idealizadores defendem que a escolha de um curso depende das necessidades de cada candidato. Quem precisa de um MBA internacional, por exemplo, não tem os mesmos objetivos de quem está mais interessado no networking dentro de uma área de atuação específica.
O caminho percorrido para chegar à versão de 2020 deste Guia foi bem similar aos do s anos anteriores.
Veja os principais pontos:
BASE DE DADOS
O Guia obteve informações em todo o País, partindo da lista de cursos de pós-graduação lato sensu registrados no Ministério da Educação e também oferecidos em escolas internacionais. Na sequência, foram enviados pela internet questionários com 50 perguntas. As respostas alimentaram uma base de dados com mais de 1.900 cursos. No total, 20% das respostas foram validadas e checadas por amostragem. O questionário continha perguntas de múltipla escolha e questões abertas, sobre diferentes temas relativos aos programas de pós-graduação.
ATRIBUTOS
Para mapear os cursos e contribuir para que o aluno faça uma escolha acertada e um bom investimento, foram analisados seis atributos:
- vivência internacional
- conhecimentos oferecidos
- criação de networking
- selos de qualidade
- processo seletivo
- investimento
CRITÉRIOS RELACIONADOS
Cada um dos atributos é composto por determinados critérios. Colocados em um algoritmo, esses critérios receberam tratamento estatístico e geraram, para cada atributo, ícones de classificação que vão de zero a cinco estrelas (como em um guia gastronômico ou de hotelaria, por exemplo). Essa informação é considerada eficiente para a tomada de decisão porque mostra o que se destaca em cada um dos cursos apresentados.
Além de apresentar o valor do investimento para frequentar cada curso, foram estabelecidas cinco faixas de preço:
($) – Até R$ 10 mil
($$) – Acima de R$ 10 mil e até R$ 20 mil
($$$) – Acima de R$ 20 mil e até R$ 50 mil
($$$$) – Acima de R$ 50 mil e até R$ 100 mil
($$$$$) – Acima de R$ 100 mil
PESOS E MEDIDAS
O que foi considerado no levantamento dos cursos
» NETWORKING
Ampliação dos contatos que contribuem para acesso a informações atualizadas e novas oportunidades de trabalho e promoções (estudantes com cargos de liderança, atividades para ex-alunos, idade do curso, quantidade de alunos
graduados, centro de apoio à carreira).
» CONHECIMENTO
Objetivos e conteúdo atualizados por professores experientes, modelos de aprendizagem com metodologias que permitem a troca de conhecimentos entre alunos e docentes de forma aplicada à dinâmica do mercado (carga horária, experiência profissional dos participantes, alunos com cargos de liderança,
número de disciplinas e perfil dos docentes).
» PROCESSO SELETIVO
Requisitos de informações e instrumentos para análise das características dos candidatos com o intuito de admitir estudantes dentro do perfil dos alunos do curso (experiência mínima exigida, testes, entrevista, análise curricular e cartas de recomendação).
» VIVÊNCIA INTERNACIONAL
Exposição a outras culturas, mercados e geografias, contribuindo para aumentar a maturidade, a flexibilidade e a capacidade de comunicação e adaptação a mudanças e ao entendimento da diversidade global (obrigatoriedade e duração dos módulos, número de alunos enviados, presença
de estudantes e professores estrangeiros, idioma principal do curso e presença em rankings internacionais).
» SELOS DE QUALIDADE
Selos de qualidade obtidos e em processo, específicos para cursos de MBA ou Escolas de Negócios (AACSB, ACBSP, Amba, Anamba, Equaa, Equis e Epas).
ÍCONES
O que determina o número de ícones ao lado de cada atributo? Alguns dos critérios são objetivos. É o caso de “selos de qualidade”. Como na obtenção de uma certificação ISO (conjunto de normas padronizadas de funcionamento), esse tipo de certificação é dado por instituições credenciadas, após um processo rigoroso de auditoria. Outros atributos, porém, têm critérios menos exatos. Para medir a força do networking, por exemplo, são considerados: posição hierárquica dos alunos, tamanho da classe, tempo de existência do curso, interação com ex-alunos, etc.
CONSELHO EDITORIAL
O conselho editorial é composto por especialistas reconhecidos pelo mercado. Eles acompanham o trabalho e dão seu aval sobre a metodologia de elaboração do Guia. São diretores de algumas das principais associações que zelam pela qualidade e excelência dos cursos, bem como pelo desenvolvimento da competitividade brasileira.