Realização:

Estadão

Produção:

Media Lab

O básico da educação executiva

Pós, especialização, MBA: o que é e qual o caminho?

PÓS-GRADUAÇÃO

Todo curso que vem depois de uma graduação é considerado de pós-graduação. Mas cada um tem suas peculiaridades, limites regulados por lei e pode atender a objetivos diferentes. Eles representam possibilidades de inserção no mercado de trabalho, na vida acadêmica, na pesquisa científica, e também (re)qualificação que objetiva promoção ou transição profissional. Os cursos de pós-graduação são divididos em dois tipos: lato sensu e stricto sensu.

ESPECIALIZAÇÃO

É uma alternativa para profissionais que fizeram a graduação há três anos ou mais, têm alguma experiência no mercado de trabalho e que desejam atualizar conhecimentos e aperfeiçoar habilidades específicas em suas áreas de atuação. As especializações também permitem abrir novas possibilidades, acrescentando ao currículo repertório enriquecedor e que não esteja diretamente relacionado com a carreira construída até aqui. A carga horária mínima é de 360 horas-aula. Há cursos pagos, nessa categoria, oferecidos em universidades.

STRICTO SENSU

Forma mestres e doutores no universo acadêmico das áreas profissionais, sendo mais indicado para aqueles que desejam seguir as carreiras de pesquisador ou de professor universitário, embora existam mestrados profissionais. A duração desses cursos vai de 18 meses a dois anos para os mestrados e de dois a quatro anos para os doutorados. Na conclusão, o aluno apresenta uma dissertação ou tese para ser avaliada por uma banca de professores e especialistas.

LATO SENSU

Promove aperfeiçoamento profissional em uma área específica do conhecimento e em sintonia com demandas de mercado de trabalho e, por exemplo, da carreira executiva (mas não só). Podem ser especializações e MBAs.

MBA

Trata-se de pós-graduação voltada à área de administração, com ênfase em negócios e gestão. É buscada por profissionais que já têm experiência de três a cinco anos ou mais e que vislumbram assumir cargos de liderança. É recomendada para gestores em fase de formação e também para quem tem a carreira consolidada. Esse curso não dá ao aluno formado o título de mestre, que só é obtido no mestrado stricto sensu. Carga horária mínima exigida é de 360 horas-aula.

 

COMO ESCOLHER

‘CONHEÇA-TE A TI MESMO’
Sim. Antes de tomar qualquer decisão, olhe para dentro. Identifique e entenda seu objetivo. Perguntas a se fazer: você quer ascender na carreira em sua área de atuação? É atraído pela possibilidade de mergulhar em pesquisas científicas? Quer ser professor? Sente-se pronto para assumir um posto de liderança? Consegue conciliar estudo com emprego?

OLHE PARA FORA
Se já está de acordo com seus objetivos, é hora de pesquisar possibilidades, tendências e demandas. A área escolhida pode estar passando por transformações e até mesmo um rompimento total, uma mudança completa. Estude. Apure. Avalie. Converse com profissionais de sua área, acesse conteúdos online, informe-se o máximo possível e procure quem se formou recentemente ou está cursando a escola de sua preferência.

ESCOLHA A ESCOLA
Pesquise em manuais como o Estadão Guia do MBA e em rankings especializados. Saiba detalhes sobre a metodologia e informe-se sobre o corpo docente, seus currículos e capacitações. O formato do curso precisa ter a ver com seus objetivos. Redes sociais e até sites de reclamação servem apara avaliar como a escola resolve os conflitos com alunos e ex-alunos. Conheça a reputação da instituição.

TRACE UMA ESTRATÉGIA
Cursar uma pós-graduação requer um bom planejamento de tempo e de dinheiro. Quem precisa continuar trabalhando deve avaliar os custos e negociar com a chefia eventuais ausências no emprego. Procure se informar sobre bolsas e programas de financiamento. Importante: para cursos híbridos ou 100% online, é fundamental fazer um combinado com você mesmo (disciplina, organização, compromisso, concentração) e com quem vive junto. Todo mundo precisa colaborar para que isso funcione