Destaques

Os destaques entre as Instituições Privadas

O número de cursos 5 estrelas entre as instituições privadas apresentou um relevante crescimento entre 2020 e 2021 no Guia da Faculdade. Ainda assim, elas respondem por apenas 12% das graduações que atingiram o conceito máximo na avaliação.

Entre as dez instituições privadas que mais se destacaram este ano, seis são pontifícias universidades católicas (PUCs), atuantes nos Estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná. No topo desse ranking, no meio das PUCs, aparecem também a FGV e o Mackenzie.

Ainda em volume de graduações com o conceito excelente, duas estreias no ranking top 10 deste ano: Anhembi Morumbi e Senac-SP. Já na proporção de notas máximas por cursos avaliados, nenhuma instituição superou a FGV, com sete de seus nove cursos, oferecidos em três Estados, conquistando 5 estrelas.

 

As instituições privadas com mais cursos 5 estrelas

Instituição Estado Nº de cursos com 5 estrelas
FGV

PUC-SP

PUCRS

RJ/SP/DF

SP

RS

7
Mackenzie
PUC-Campinas
SP

SP

6
PUC-Rio RJ 5
PUC MInas

PUCPR

MG

PR

4
Anhembi Morumbi

Senac-SP

Unisinos

SP

SP

RS

2

 

70 graduações em instituições privadas atingiram 5 estrelas no Guia da Faculdade em 2021. Isso representa um crescimento de 34% em relação ao número obtido por essas instituições no ano passado (52 cursos com nota máxima)

 

As instituições privadas com maior porcentual de cursos com 5 estrelas*

 

Instituição Estado % de cursos com 5 estrelas Nº de cursos avaliados
FGV RJ/SP/DF 78% 9
Fipecafi SP 50% 2
Faculdades EST RS 33% 3
PUC-SP SP 23% 30
ESPM Sul

Insper

RS

SP

20% 5

5

PUCRS RS 18% 40
Estácio Europan SP 17% 6
Mackenzie SP 16% 37
ESPM SP

Fecap

SP

SP

14% 7

7

 

* Entre as instituições com um mínimo de dois cursos avaliados

Duas instituições que tiveram apenas um curso avaliado cada conseguiram a nota máxima para as suas graduações: em São Paulo, a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (Enfermagem); no Rio Grande do Sul, a FMP (Direito)